Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 10 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 10/02/2014 11h50, última modificação 22/09/2021 08h13

Adiamento
Foi adiada para amanhã a análise do projeto que pretende incentivar o uso da bicicleta, por meio da reserva de vagas a esse meio de transporte nos estacionamentos dos edifícios (005.00385.2013). O requerimento foi apresentado por Bruno Pessuti (PSC), para que o outro autor da matéria, Jonny Stica (PT), ausente na sessão de hoje por motivos de saúde, participe da discussão. (Foto 1)

Passarela
Cristiano Santos (PV) destacou a reconstrução de passarela na região do Conjunto Buriti, no Campo Comprido. A medida foi mote de requerimento à prefeitura apresentado por ele e pela vereadora Carla Pimentel (PSC). (Foto 2)

Leitos
Valdemir Soares (PRB) enalteceu a habilitação de seis leitos do Hospital do Idoso Zilda Arns, pelo governo federal, para o atendimento de pessoas com dependência química. O presidente da Frente Parlamentar Contra o Crack alertou, no entanto, que a ação precisa ser ampliada: “Os leitos específicos têm que se proliferar em todos os hospitais”. (Foto 3)

Comércio
Tico Kuzma (PROS) chamou a atenção, na tribuna da Casa, aos prejuízos aos comerciantes causados pela Feira do Brás Itinerante. Ele é autor de requerimento solicitando informações da prefeitura quanto à sua fiscalização nestes eventos. “Foram pelo menos três feiras no último fim de semana, sem nenhum critério. Além de prejudicar o comércio do entorno, elas trazem prejuízo ao consumidor, que compra produtos falsificados”, disse. Chico do Uberaba (PMN) e Toninho da Farmácia (PP) também abordaram o problema. (Foto 4)

Salgado Filho I
Chico do Uberaba (PMN) voltou a criticar o projeto de revitalização da Avenida Salgado Filho: “É uma tragédia anunciada, não dá mais para esperar a sinalização”. Ele disse que a população deve protestar nesta semana pela instalação de semáforo na via, e pediu apoio ao líder do prefeito, Pedro Paulo (PT). (Foto 5)

Salgado Filho II
Segundo o líder, a empresa responsável pela obra prometeu a sinalização vertical e horizontal para esta semana. Helio Wirbiski (PPS) também alertou para acidente ocorrido na Salgado Filho, no último fim de semana, e questionou a conclusão do projeto. “Falta 1,5 km da obra”, declarou.

Vila Verde
Toninho da Farmácia cobrou a reabertura do Armazém da Família da Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba, fechado para obras em setembro do ano passado. “A comunidade está sendo prejudicada pela burocracia nas secretarias municipais”, afirmou. (Foto 6)

Castração
Foi aprovado pelo plenário pedido de informações formulado pelo vereador Chicarelli (PSDC), questionando à Secretaria de Governo sobre o Programa de Castração. Segundo o parlamentar, o pedido justifica-se pelo “constante crescimento da população de animais de rua, abandonados e em situação de risco”.

Imóveis

Professor Galdino (PSDB) também teve requerimento aprovado pelo plenário. O pedido de informações ao município refere-se aos imóveis pertencentes ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba – IPMC. O vereador deseja saber quais são os imóveis e onde são aplicados os valores arrecadados com os aluguéis destes.