Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 10 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 10/12/2013 13h15, última modificação 21/09/2021 10h21
Remanejamento
O plenário confirmou nesta terça-feira (10), em segundo turno, a aprovação ao projeto de lei do Executivo que abre crédito adicional especial de R$ 1,2 milhão. Os recursos serão destinados ao pagamento de despesas da gestão anterior, com prioridade à área da saúde (013.00016.2013). Do montante, R$ 6,2 mil são provenientes do superavit financeiro e o restante, do remanejamento das dotações orçamentárias de diversas pastas.

Natal Solidário
A campanha Natal Solidário dos Sonhos foi divulgada durante a sessão desta terça-feira (10) pelo ator Carlos Roberto Teles, que estava caracterizado de Papai Noel. Conhecido por fazer performances de sombra na Rua XV de Novembro, Teles agradeceu o apoio de vereadores e também de lojistas do centro da cidade, que adotaram cartas e vão dar presentes de natal a 130 crianças do Sítio Cercado e da Vila Osternack. Na oportunidade, foi recordado que hoje se comemora o Dia Nacional do Palhaço, ofício exercido por Teles. (Foto 1)

Boca Maldita
A convite do vereador Chico do Uberaba (PMN), o advogado Lineu Tomass participou da sessão e divulgou o seu livro Boca Maldita de Curitiba – reduto da democracia. Segundo o escritor, a obra é fruto de seis anos de pesquisa e revela fatos históricos do país relacionados ao tradicional ponto de encontro dos curitibanos. “Esta obra conta parte da história de Curitiba a partir da Boca, que sediou o primeiro comício do movimento Diretas Já”, observou. (Foto 2)

Direitos Humanos I
A vereadora Carla Pimentel, líder da bancada do PSC, informou que vai participar do Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília. O evento que inicia nesta terça (10), terá conferências, debates temáticos e atividades que contarão com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais reconhecidos internacionalmente. Segundo Pimentel, o objetivo é promover uma reflexão sobre o tema direitos humanos, e a estimativa é que oito mil pessoas de todo o mundo participem do fórum.

Direitos Humanos II
Professor Galdino (PSDB) registrou que o dia de hoje marca os 65 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. Para o vereador, o documento é a base de luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão.

Faixas exclusivas
Valdemir Soares (PRB) comentou sobre pesquisa realizada em São Paulo que, segundo ele, revelou a aprovação de 93% dos paulistanos às faixas exclusivas para o transporte coletivo. “Houve ganho significativo de tempo nas viagens, portanto, fica aqui mais uma vez o pedido desta Casa para que, o mais rápido possível, a prefeitura possa implantar faixas exclusivas ou preferenciais para os ônibus”, completou Soares.

Logradouros
Foram aprovados quatro projetos de lei que denominam, ou alteram a denominação de logradouros públicos de Curitiba. As iniciativas são dos vereadores Aldemir Manfron (PP), Mauro Ignacio (PSB), Beto Moraes (PSDB) e Pier Petruzziello (PTB).