Notas de plenário I - Sessão ordinária de 10 de abril de 2013

por Assessoria Comunicação publicado 10/04/2013 16h20, última modificação 15/09/2021 08h14
Servidores
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), anunciou acordo para reunião conjunta com o objetivo de analisar a mensagem do Executivo que concede reajuste salarial linear aos 35 mil servidores públicos municipais, dentre outras questões negociadas. A proposição vai receber parecer das comissões de Legislação, Justiça e Redação, de Economia, Finanças e Fiscalização e de Serviço Público, e o encontro está previsto para esta sexta-feira (12), às 15h. (Foto 1)

Moção
O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), acatou sugestão do vereador Jorge Bernardi (PDT) para o envio de moção ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que se pronunciou contra a aprovação dos quatro novos tribunais regionais federais. O pedetista considerou as declarações do ministro “infelizes, grosseiras e agressivas”. Salamuni defendeu que a criação do Tribunal Regional Federal (TRF) do Paraná, apoiada pelos vereadores desde 2000, é de “extrema importância”. (Foto 2)

Educação
Mauro Ignacio (PSB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, informou a realização de reunião na Secretaria de Estado da Educação nesta terça-feira (9). Integrantes do colegiado e conselheiros tutelares foram recebidos pelo titular da pasta e vice-governador, Flávio Arns. Ele anunciou a construção de três colégios estaduais e a ampliação de outras dez unidades, e deve marcar novo encontro para aprofundar o debate sobre o combate à evasão escolar, demanda apresentada à Câmara de Curitiba pelos conselheiros tutelares.

Saúde
Helio Wirbiski (PPS) registrou a inauguração, na manhã desta quinta (11), do Hospital Espírita Dr. Bezerra de Menezes. Localizada no Guabirotuba, a instituição vai ofertar tratamentos de alta complexidade, exclusivamente pelo SUS. O vereador parabenizou a comunidade espírita pela construção do espaço de saúde.

Aniversários
O segundo vice-presidente da Câmara, Tito Zeglin (PDT), parabenizou o Shopping Popular, localizado no Capão Raso, pelo aniversário de 21 anos, destacando relevantes serviços prestados à população. Os 41 anos da Escola Municipal Piratini também foram lembrados pelo parlamentar. “A instituição é uma das primeiras escolas construídas na periferia da cidade. É um exemplo de escola pública para toda Curitiba, por onde passaram vários vereadores desta Casa”, ressaltou.

Regionais
Chicarelli (PSDC) manifestou sua preocupação sobre a precariedade da infraestrutura de algumas regionais de Curitiba, entre elas a do Boa Vista. Nesta terça-feira (9), o vereador participou de mais uma audiência pública que debateu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que, segundo ele, foi realizada no local, em uma sala pequena, espaço que seria “insuficiente para o grande número de pessoas presentes”.

Requerimentos
Foram aprovados dois requerimentos de encaminhamento de sugestão ao Executivo municipal. Um deles, de autoria de Colpani (PSB), solicita a implantação de academia ao ar livre na praça Anibal Cury, no Tatuquara. A outra matéria, de iniciativa da Professora Josete (PT), propõe a desapropriação de terreno no bairro Hauer para a construção de CMEI no local.

Falecimentos
A Câmara de Curitiba fez um minuto de silêncio, no início da sessão desta quarta-feira (10), devido ao falecimento, na terça-feira (9), de José Toscani Filho, ex-presidente do Coritiba Foot Ball Club, e do delegado da Polícia Federal Hamilton Klein, ex-secretário municipal Antidrogas. Os registros de voto de pesar foram feitos, respectivamente, pelos vereadores Aladim Luciano (PV) e Valdemir Soares (PRB).

Presenças
Os vereadores Elói Camilo da Costa (PMDB) e Paulinho Amândio (PDT), da Câmara de Itajaí (SC), acompanharam a sessão. As presenças foram registradas pelo presidente do Legislativo da capital, Paulo Salamuni.