Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2012 15h45, última modificação 09/09/2021 10h10
Transição I
Foi aprovado em segundo turno o projeto de lei que estabelece regras de transição para a eleição do Conselho Tutelar e recepciona na legislação local princípios estabelecidos por normas federais. Entre eles, a eleição nacional unificada para o órgão, além da ampliação do mandato dos conselheiros de três para quatro anos.

Transição II
O texto acatado determina que a primeira eleição unificada será no dia 4 de outubro de 2015, com posse prevista para dez de janeiro de 2016. Em razão disso, os conselheiros empossados em 2013 terão mandato extraordinário até a posse dos escolhidos no processo unificado.

Transição III
Ao encaminhar a votação, o líder do PT, vereador Pedro Paulo, lembrou que no próximo dia 25 haverá eleição para o CT, sendo que em cada regional serão eleitos cinco membros titulares e cinco suplentes, ainda com mandato de três anos. O parlamentar comentou sobre a importância da proteção à infância: “nossa legislação é modelo para o mundo, mas ainda falta uma aplicação efetiva das leis. Ao contrário do que muitos pensam, a lei é dura para os adolescentes”. A respeito dos trabalhadores da área, Pedro Paulo destacou a ampliação dos direitos e vantagens, inclusive financeiras, que foram conquistadas com o passar dos anos.

Reconhecimento I
Representantes da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro PR) acompanharam a votação de segundo turno, do projeto do vereador Sabino Picolo (DEM), que concede título de utilidade pública à associação. Além do vice-presidente de associativismo e sustentabilidade, Mauro de Lara, Picolo recepcionou a coordenadora de processos, Daniella Wondonis, no plenário da Casa. A proposta foi aprovada por unanimidade. (Foto 1)

Reconhecimento II
Durante a sessão, foi entregue diploma de votos de congratulação e aplausos à Sociedade Espiritualista Cruzeiro das Almas (Tuca), administrada pelo dirigente espiritual Edinei Cavalheiro. De acordo com Denilson Pires (DEM), autor da iniciativa, a entidade possuiu o projeto  "Cachorro Quente aos Carrinheiros de Curitiba", que completa um ano de serviços prestados, de forma ininterrupta, na capital. “Fazem distribuição de cachorro quente e suco aos carrinheiros, assim como  campanhas mensais de doação de roupas, sapatos e cobertores para esta categoria de recicladores, que tanto merece nosso apoio e reconhecimento”, afirmou. (Foto 2)