Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 17/11/2010 19h30, última modificação 01/07/2021 10h20
Protetor solar
Foi aprovado por unanimidade em segundo turno, nesta quarta-feira (17), projeto de lei do vereador Juliano Borghetti (PP) que prevê o fornecimento de protetor solar a empregados de empresas públicas ou privadas de Curitiba que ficam expostos à radiação solar. O produto deverá ser de, no mínimo, 15 FPS (fator de proteção solar). A exposição aos raios solares sem as devidas precauções pode ocasionar sérias lesões à pele. Entre os argumentos destacados por Borghetti na tribuna, está a prevenção ao câncer de pele, que no Brasil corresponde a 25% de todos os tumores diagnosticados.

Superação
O curitibano Marcio Leandro Gay, que na última terça-feira (16) bateu o recorde mundial por permanecer 11 horas e 12 minutos equilibrando uma bicicleta com apenas a roda traseira tocando o solo, foi recebido pelos vereadores durante a sessão plenária, na Câmara de Curitiba. Conforme o vereador Tico Kuzma (PSB), que saudou o atleta, a ideia de Marcio Leandro é entrar para o Guinness Book. O parlamentar ressaltou que “a conquista é de Curitiba”.

Reconhecimento
Foi sancionado pelo prefeito Luciano Ducci o projeto que concede o título de cidadão honorário da cidade ao londrinense Carlos Alberto Richa, de autoria de diversos vereadores. A informação foi dada em plenário pelo vereador Tico Kuzma (PSB), após receber do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), a cópia da lei. O objetivo, segundo Kuzma, é reconhecer a trajetória de sucesso de Richa na política, desde o seu ingresso até a recente eleição para o governo do Estado.

Descentralização
O vereador Jair Cézar (PSDB) defendeu mais uma vez, em plenário, a descentralização dos serviços oferecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo o parlamentar, o atendimento deveria ser ampliado e estar disponível também nas Administrações Regionais da cidade.

Reatiba
Defensor da inclusão social do deficiente, o presidente em exercício da Câmara de Curitiba, vereador Zé Maria (PPS), destacou em plenário o Fórum de Reabilitação, Inclusão e Tecnologia (Reatiba), promovido pela Unindus (Sistema Fiep), no Jardim Botânico. O Reatiba promove palestras e diálogos sobre inclusão e reabilitação e uma mostra de produtos, serviços, projetos e tecnologia. Conforme o parlamentar, o Fórum ofereceu debates importantes sobre deficiência visual, física, intelectual e auditiva.