Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 24/09/2012 15h20, última modificação 03/09/2021 09h27
Servidores I
A Súmula de projeto de lei da Comissão Executiva da Casa, que atende legislação vigente de  transformações de cargos efetivadas no Plano de Remuneração dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba, foi lido durante o expediente da sessão desta segunda-feira (24).

Servidores II

A legislação autoriza a Comissão Executiva a transformar cargos vagos de provimento efetivo, criados por lei, em cargos diversos do Plano de Carreiras, para suprir necessidades sempre que necessário, sem que haja geração de despesas, devendo constar do respectivo ato o quantitativo e a denominação dos cargos existentes, e o quantitativo e a denominação dos novos cargos, com os respectivos valores de vencimentos de cada um deles.

Crédito  I
Também foi lida a súmula de projeto de lei de crédito adicional especial a ser aberto pela prefeitura no valor de R$ 280 mil. A mensagem  atende despesas com seleção e contratação de 70 jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos, pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba (Faac) para  aprendizagem prática dentro do Programa de Capacitação do Jovem na Associação de Educação Familiar e Social do Paraná.

Crédito II

O Programa de Capacitação do Jovem é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, formação técnico-moral e psicológica  para jovens aprendizes. Ao final do processo de aprendizagem, o jovem adquire habilidades de relacionamento interpessoal com colegas de trabalho e sociedade, atendimento ao público e disciplina no cumprimento de horário, permitindo uma experiência de trabalho que abrirá portas para sua entrada formal no mercado de trabalho.

Controle

Ainda foi lido no pequeno expediente da sessão ementa de projeto de lei que prevê procedimentos de controle ambiental para aquisição de carne bovina.

Prêmios
Novo substitutivo geral apresentado por gabinete parlamentar à tramitação do projeto que prevê redução do número de prêmios e honrarias foi lido no expediente. O documento será anexado às iniciativas (projeto e substitutivo geral) em discussão.

Saben I
A Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná, fundada em 1993, que trabalha para fortalecer a união cultural árabe da comunidade paranaense, terá o certificado de utilidade pública. Projeto neste sentido foi aprovado em primeiro turno, na sessão desta segunda-feira.

Saben II
A entidade de cunho filantrópico e trabalhos sociais atua também pela  integração na comunidade e nos processos decisórios em relação ao planejamento, elaboração e construção do modelo assistencial dos descendentes.

Reconhecimento
A trajetória de vida do engenheiro José Wanderley Resende Filho foi destacada em plenário. Uma rua da capital receberá o seu nome, por meio de projeto de lei aprovado em primeiro turno.