Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 07/08/2012 16h00, última modificação 03/09/2021 07h30
Conselhos
A Comissão de Participação Legislativa apresentou substitutivo geral ao projeto em tramitação que dispõe sobre a transferência, controle e fiscalização dos Conselhos de Políticas Públicas Municipais. A súmula do substitutivo foi lida durante o pequeno expediente da sessão desta terça-feira (7).

Boulevard
A transformação do trecho da Avenida Visconde do Rio Branco, entre Comendador Araújo e Vicente Machado, está sendo sugerida ao Executivo da capital, por meio de requerimento oficial, aprovado pelo plenário da Casa, na sessão desta terça-feira.

Informações
Entre outros pedidos de informação aprovados pelo plenário na sessão desta terça-feira, está o que indaga sobre a previsão de  abertura de nova rua próximo à já existente,  Airton Greiffo, ao lado do Centro de Educação Infantil Menino Jesus de Nazaré, no bairro Campo Comprido. No documento são requeridas   as justificativas para a abertura do logradouro e se  a área de lazer será modificada com esta medida.

Urbs
Expediente à Urbs solicitando estudos visando a  extensão da linha de ônibus Jardim Itiberê até a Vila Jardim União, no Uberaba, foi aprovado pelo plenário.  A proposição atende reivindicação de  moradores do Uberaba, acompanhada de abaixo-assinado com quase 200  assinaturas.  A vila Jardim União não é atendida por uma linha de  ônibus específica e os moradores utilizam   a linha Jardim Itiberê  até seu ponto final, de onde se deslocam por longas distâncias.

Cidadania I
Foi aprovado projeto de lei que concede o título de cidadão honorário ao historiador Edgar Otto Hauber. De acordo com a proposta, o homenageado imigrou da Alemanha aos sete anos de idade e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, tendo atuado como jornalista, ambientalista e defensor do patrimônio histórico.

Cidadania II
Vários vereadores participaram da discussão do projeto e destacaram a atuação de Hauber como colunista da Tribuna do Paraná, seu trabalho para resgatar o acervo do Museu Paranaense e, ainda, como apoiador das causas democráticas.

Apoio
Os vereadores aprovaram moção de apoio e solidariedade ao movimento pela permanência, em Curitiba, das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais do Paraná.