Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2012 18h25, última modificação 02/09/2021 10h30
Tecnoparque I
A discussão sobre a mensagem do prefeito que altera dispositivos da lei que institui o Programa Curitiba Tecnoparque foi iniciada nesta segunda-feira (25), na Câmara de Curitiba. Em razão do término do horário regimental, a votação em primeiro turno ficou para a sessão desta terça (26). Pelo texto, o objetivo é acabar com as limitações geográficas, atualmente previstas, com a finalidade de atrair novos empreendimentos. A proposta também prevê a inserção de parágrafo único para possibilitar a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) por meio de estimativa no caso de atividades de difícil fiscalização, como shows, espetáculos e outros eventos de diversão pública.

Tecnoparque II
Os debates sobre as alterações no programa foram acompanhados por Manoel Tadeu Barcelos, diretor administrativo e financeiro da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, órgão que tem por missão promover e liderar o crescimento econômico e tecnológico do município. O registro foi feito pelo presidente do Legislativo, vereador João Luiz Cordeiro (PSDB).

Coraçãozinho
O projeto de lei que determina a realização do teste do coraçãozinho em recém-nascidos nos hospitais e maternidades de Curitiba foi aprovado em redação final. A proposição é de autoria dos vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Juliano Borghetti (PP).

Emendas

A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização apresentou emenda a projeto de lei que tramita na Casa, para contratação de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. Também apresentou emenda para outra proposição em trâmite, que é de isenção do ISS para construção, reforma e ampliação de equipamentos esportivos.

Atendimento
Projeto de lei que começa a tramitar na Casa, de autoria do vereador Professor Galdino (PSDB), teve a súmula lida em plenário. Prevê a obrigatoriedade de hospitais e unidades de saúde colocarem à disposição dos usuários um número suficiente de profissionais para atendimento em tempo razoável.

Reconhecimento I
O artista plástico curitibano Walton Wysocki, que  sempre mostrou  em sua arte o quanto respeita o Paraná, terá reconhecimento público com o título de vulto emérito da cidade. A proposição, do vereador João Cláudio Derosso (sem partido), foi aprovada em primeiro turno, na sessão desta segunda-feira (25). (Com foto)

Reconhecimento II
Derosso concedeu apartes a diversos vereadores, que enalteceram a obra do artista. Entre eles,  Roberto Hinça (PSD), Julieta Reis (DEM) e Nely Almeida (PSDB). Para o autor, Wysocki ficou caracterizado por “transformar cada um de seus trabalhos em uma verdadeira declaração de amor, com o intuito de transmitir às novas gerações a memória e a preservação do nosso patrimônio cultural”.