Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 12/06/2012 19h30, última modificação 02/09/2021 10h06
LDO
Já está na pauta do plenário para as três sessões consecutivas de recebimento de emendas o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO 2013. Incluído para leitura na sessão desta terça-feira (12), pode receber sugestões dos vereadores até a sessão da próxima segunda-feira (18). (Foto 1)

Mensagens
Mensagens encaminhadas pelo Executivo foram lidas durante a sessão. Entre elas, a que trata da abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 949.570 para implantação da praça de esportes e cultura do Parque Peladeiros e serviços de sinalização semafórica.

Substitutivo
A bancada de apoio ao prefeito na Casa apresentou substitutivo geral ao projeto de lei complementar que trata de alterar dispositivos de implantação do Programa Curitiba Tecnoparque.

Pesar
Votos de pesar foram apresentados pelo primeiro-secretário, Celso Torquato (PSD), pelo falecimento do ex-presidente da Sociedade Thalia, Almir José Sabbag. O trabalho de Sabbag à frente do tradicional clube, em três décadas,  foi destacado pelo parlamentar.

Pio Vieira
A história de vida e de trabalho do advogado João Batista Pio Vieira foi destacada por Celso Torquato (PSD) em plenário, em função de projeto de lei proposto pelo vereador Algaci Tulio (PMDB). De estreita amizade com os dois parlamentares, Pio Vieira terá, de acordo com a proposta, seu nome perpetuado em jardinete da Cidade Industrial de Curitiba. (Fotos 2 e 3)

Escritora I

A escritora Vera Buck, cuja carreira foi dedicada à cultura paranaense e nacional, com diversos prêmios de reconhecimento, receberá o título de cidadã honorária de Curitiba. A indicação é da vereadora Nely Almeida (PSDB), que teve projeto de lei aprovado em primeiro turno, na sessão desta terça-feira.

Escritora II

Detentora do prêmio Gralha Azul, entre outros, Vera Buck recebeu destaque dos vereadores Jair Cézar (PSDB), Julieta Reis e Denilson Pires (DEM), Aldemir Manfron (PP), Celso Torquato (PSD) e Paulo Salamuni (PV).

Democracia I
Ao anunciar que não será candidata nas próximas eleições, a vereadora Nely Almeida (PSDB) recebeu diversos apartes, durante a sessão desta terça-feira (12). Os demais parlamentares lamentaram a decisão, qualificando a sua desistência como “um grande prejuízo para a democracia da política curitibana”.  (Foto 4)

Democracia II
Nely Almeida devotou seu trabalho ao Legislativo em quatro mandatos e ainda  esteve  na prefeitura e na diretoria da Cohab. Ela também lamentou que “se tente minimizar a importância e grandeza dos parlamentos, que são o espelho da democracia conquistada a árduas penas e que ainda está em seu início para a nação brasileira”.

Presença

Foi registrada em plenário, pelo vereador Juliano Borghetti (PP), a presença de representantes da diretoria do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol). A entidade  atua na  defesa, organização, coordenação, proteção dos direitos e interesses coletivos e individuais e representação dos trabalhadores da Polícia Civil do Estado do Paraná.