Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 22/05/2012 18h55, última modificação 02/09/2021 08h23
Habitação
Foi aprovado em segundo turno, na sessão desta terça-feira (22), projeto de lei de iniciativa do prefeito Luciano Ducci, que doa área do município para a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT). O imóvel, que será destinado a processo de regularização fundiária do Programa Morar em Curitiba, está localizado no bairro Pilarzinho, em frente à Rua Carlos Perrini, e possui 305 metros quadrados.

Emendas I
Constou da ordem do dia da sessão plenária projeto de resolução da Mesa Executiva que altera no Regimento Interno, disciplinando as justificativas de faltas dos parlamentares às sessões plenárias. A proposição passou pela primeira sessão de recebimento de emendas.

Emendas II
A alteração tem por finalidade adequar o Regimento Interno à redação dada pela nova Lei Orgânica Municipal, promulgada no final do ano passado. Diz o artigo 27: o vereador que, não estando em gozo de licença ou justificativa comprovada, deixar de comparecer às sessões da Câmara Municipal terá descontado 1/30 avos de seu subsidio por sessão".

Emendas III
O presidente da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno, Paulo Frote (PSDB), esclarece que “a medida é necessária e urgente, para dar aplicabilidade à nova disposição incorporada à Lei Orgânica de Curitiba, que possibilita o desconto no subsídio dos vereadores com falta não justificada à sessão plenária”.

Jornalista I
Foi aprovado em segundo turno projeto de lei de autoria do vereador Jair Cézar (PSDB), que faz homenagem a Victor Emanoel Folquening. Falecido em janeiro, o jornalista e professor de Teoria da Comunicação, Análise de Discurso e Redação Jornalística para Revista da Unibrasil, também foi coordenador do curso de jornalismo da mesma instituição entre 2007 e 2008. Também era coordenador do grupo de pesquisa "Religião & Mídia", na Unibrasil e coordenador da Radioweb Unibrasil, além de editor.

Jornalista II
A principal publicação de Folquening foi o livro "O Jornalismo é um Humanismo: representações sociais de estudantes de Comunicação" (Editora Pós-Escrito, 2002), de acordo com Jair Cézar.

Atleta
O título de vulto emérito a Luigi Cani foi aprovado em primeiro turno, na sessão plenária desta terça-feira (22). A iniciativa é do vereador Juliano Borghetti (PP). Cani é um dos atletas mais conhecidos e respeitados na área do paraquedismo, tendo sido piloto oficial de testes de uma das maiores e mais avançadas fábricas existentes no ramo. Obteve diversos recordes mundiais individuais e coletivos, tendo em conta mais de 11 mil saltos e 79 medalhas em competições que contavam com os melhores atletas do circuito mundial. (Foto 1)

Capacitação I
Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Jair Cézar (PSDB) enfatizou junto às equipes de assessoria técnica ao plenário a importância de projeto de lei de sua autoria que propõe capacitação em língua estrangeira para os funcionários da Casa.

Capacitação II
Em registro ao plenário, o segundo-secretário, Caíque Ferrante (PRP), esclareceu que “este será um dos próximos passos da Mesa Executiva, após a conclusão do recadastramento”. A constante qualificação dos profissionais que atuam no plenário é, segundo ele, uma das metas na sequência. (Foto 2)

Solene
Jair Cézar ocupou a tribuna para reforçar convite para sessão solene deste sábado (22), no Memorial de Curitiba, em que estará presente a primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker, que proferirá palestra. A solenidade faz homenagem a diversas pessoas que atuam na defesa dos animais de Curitiba e região metropolitana.

Expediente
Documentos lidos no expediente da sessão desta terça-feira (22) solicitam informações sobre o logradouro da Avenida Fredolin Wolf, esquina com as ruas Wanda Wolf e David Abbud, em Santa Felicidade, de autoria do vereador Tito Zeglin (PDT), e sobre a alimentação escolar e contratos em andamento da Casa, da vereadora Professora Josete (PT).