Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 07/03/2012 19h30, última modificação 16/08/2021 12h30
Emendas
Duas mensagens da prefeitura de Curitiba, para liberação de crédito adicional especial, num valor aproximado de R$ 8 milhões, passaram pela terceira sessão para  recebimento de emendas nesta quarta-feira (7), durante sessão plenária, na Câmara Municipal. Lidas pelo primeiro-secretário, vereador Celso Torquato (PSDB), as mensagens visam cobrir despesas com a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos e serviços diversos envolvendo as administrações regionais da cidade.

Grandes eventos I
O vereador Juliano Borghetti (PP) pediu o adiamento, por cinco sessões, da votação do projeto de sua autoria que prevê atendimento emergencial em eventos de grande porte. A ideia, segundo ele, é estudar as sugestões dos vereadores, apontadas durante discussão de primeiro turno, para aprimorar a matéria.

Grandes eventos II
Pela proposta inicial de Borghetti, em eventos que comportem mais de mil pessoas deve ser obrigatória a presença de um médico ou paramédico, além de uma viatura de salvamento. "Vamos agora realizar debates com as secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente e ouvir a Abrabar, para então compatibilizar o resultado desses encontros com as sugestões dos vereadores e chegar no melhor para a sociedade", explicou o vereador, na tribuna da Casa. (Foto 1)

Psoríase
Foi adiada também a votação em segundo turno do projeto de lei do vereador licenciado Omar Sabbag Filho (PSDB) que cria no sistema municipal de saúde pública programa de apoio aos portadores de psoríase e vitiligo. O pedido, aprovado em plenário, foi formalizado pelo vereador Serginho do Posto (PSDB), que explicou haver necessidade de incluir emendas à proposta. Sabbag está atualmente no Lactec, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, onde é superintendente.

Reconhecimento
O nome do administrador de empresas Rodrigo Santos da Rocha Loures recebeu destaque na Câmara de Curitiba. A vereadora Julieta Reis (DEM) defendeu projeto de diversos vereadores, que concede o título de Vulto Emerito de Curitiba a Rocha Loures. A matéria foi aprovada por unanimidade em primeiro e segundo turnos, nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7), respectivamente. De acordo com a parlamentar, “quando presidente da Fiep, o empresário implantou o projeto Cidades Inovadoras, contribuindo significativamente com o desenvolvimento de Curitiba.