Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 28/11/2011 18h05, última modificação 12/08/2021 16h49
Ato cívico
    O vereador Professor Galdino (PSDB) registrou em plenário a cerimônia de inumação da bandeira, que aconteceu na última sexta-feira (25), na Escola Municipal Leonor Castellano, no Boqueirão. De acordo com o parlamentar, o evento contou com a presença de representantes do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, entre eles o presidente do instituto, Ernani Costa Straube e o diretor cultural, José Chuquer Rodrigues. “A cerimônia foi um ato cívico que envolveu toda a comunidade local, por meio da apresentação das crianças”, avaliou.

Reconhecimento I
    Projeto de lei que concede o título de cidadão honorário de Curitiba ao gerente geral de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Antônio Hubner, foi apresentado pelo vereador Sabino Picolo (DEM), presidente em exercício da Casa e autor da proposta, e aprovado por unanimidade durante sessão plenária.  

Reconhecimento II
    Ao sintetizar a trajetória do homenageado, Picolo destacou que, além de licenciado em educação física e fisioterapia,  Hubner  é especialista em esportes e iniciou doutorado em educação física, ambas graduações   pela Universidade Livre de Bruxelas. Em apartes, os vereadores Paulo Salamuni (PV), Juliano Borghetti (PP), Julieta Reis (DEM) e Algaci Tulio (PMDB) parabenizaram Sabino Picolo pela indicação, destacando a participação do homenageado na criação da Universidade do Esporte e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Integração
    O vice-líder do prefeito na Câmara de Curitiba, vereador Serginho do Posto (PSDB), informou que participou da abertura do seminário RMC - Construindo Cenários, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (28), no Salão de Atos do Parque Barigui, juntamente com os vereadores Jorge Yamawaki e Felipe Braga Cortes, ambos do PSDB. De acordo com o parlamentar, no evento o prefeito Luciano Ducci defendeu ações conjuntas das prefeituras, dos governos estadual e federal e também do poder Legislativo pela integração metropolitana da Grande Curitiba.

Lei Orgânica I
O presidente da Comissão Especial para Análise do Projeto de Emenda à Lei Orgânica no Legislativo, vereador Paulo Frote (PSDB), anunciou que, na próxima segunda-feira (5), será realizada sessão extraordinária para votar o projeto de revisão da Lei Orgânica Municipal (LOM). De acordo com o parlamentar, a proposta traz mudanças em 122 artigos da atual legislação, há vinte anos sem alterações substantivas. Frote adiantou que a segunda discussão foi marcada para o dia 16 de dezembro. (Foto 1)

Lei Orgânica II
O vereador Paulo Salamuni (PV), um dos membros da comissão, lembrou que a revisão foi desenvolvida nos moldes que ela própria prevê. “Foram mais de 100 sugestões analisadas e compatibilizadas até agora”, complementou o parlamentar, que também é advogado.