Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 25/05/2011 19h20, última modificação 09/08/2021 15h06
Adiado
Foi adiada por dez sessões a votação do projeto do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) que prevê atendimento prioritário nas farmácias aos consumidores que estejam adquirindo exclusivamente medicamentos. A proposta seria votada nesta quarta-feira (25), em primeiro turno.

Saúde

Braga Côrtes também é autor de outro projeto relativo a farmácias. Em tramitação, o texto determina que estes estabelecimentos disponibilizem recipiente em local de fácil visualização para o descarte de remédios vencidos, impedindo que sejam lançados no lixo comum, o que prejudica a saúde da população e dos animais.

Auxílio-funeral I

A proposta que prevê auxílio-funeral para doadores de órgãos, de autoria do vereador Jair Cézar (PSDB), também foi adiada. A pedido do parlamentar, a matéria entrará em votação na próxima segunda-feira (30). O adiamento, segundo ele, foi necessário em razão do horário regimental da sessão. “Hoje temos a tribuna livre e pretendo apresentar e fundamentar a pesquisa que realizei, que mostra índice de 76% de aprovação da população à iniciativa”.

Auxílio-funeral II
Ao pedir o adiamento, Jair Cézar enfatizou que atualmente há cerca de quatro mil pessoas na espera por um transplante. Entre elas, o ex-vereador Dino Almeida Júnior, que acompanhou parte da sessão plenária desta quarta-feira. Segundo Jair Cézar, ele está inscrito na lista de transplante de fígado desde janeiro de 2008.

Anti-homofobia
A decisão tomada pelo governo federal de suspender a produção e veiculação do kit anti-homofobia oficialmente nas escolas públicas foi registrada em plenário pelo vereador Valdemir Soares (PRB). O Ministério da Educação pretendia distribuir o material - que inclui três vídeos - para alunos do ensino médio no segundo semestre de 2011. De acordo com o parlamentar, a decisão foi tomada após reunião com as bancadas evangélica e católica do Congresso Nacional. (Foto 1)

Código Florestal
O vereador Paulo Salamuni (PV) lamentou a aprovação do novo Código Florestal nesta terça-feira (24), pela Câmara Federal. A proposta agora segue para o Senado. Conforme o parlamentar, apenas o PV e PSOL votaram integralmente contra a proposta.

Visita I
A visita do escritor Canuto Calmom Martins de Almeida à Câmara de Curitiba foi anunciada pela vereadora Julieta Reis (DEM). Em aparte, a vereadora destacou que o escritor recebeu diploma de Comendador da Cultura Destaque Cultural de 2010 do VII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. (Foto 2)

Visita II
O bacharel em ciências contábeis Calos Zatti presenteou os vereadores Julieta Reis e Sabino Picolo, ambos do DEM, com uma de suas obras durante a sessão plenária. (Foto 3)