Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2011 20h00, última modificação 09/08/2021 14h37
Projetos I
Registrado em leitura no plenário o protocolo de projetos sobre táxi e  comercialização de substância tóxica, que agora começam a tramitar na Casa. A primeira proposta, do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), trata da colocação de placas informativas em táxis, quando os veículos estiverem livres para o transporte de passageiros. O segundo projeto, apresentado pelo vereador Julião Sobota (PSC), prevê altura mínima de 1,60m do piso para exposição de produtos tóxicos. O objetivo é dificultar o contato de crianças.

Projetos II
Do vereador Juliano Borghetti (PP), registro sobre proposta que restringe os limites de tolerância de emissão de monóxido de carbono em estacionamentos  fechados e estabelece medições periódicas.

Planilha
O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Paulo Frote (PSDB),  ocupou parte da sessão para explicar aos demais parlamentares sobre os procedimentos técnicos de elaboração das emendas orçamentárias para 2012. O projeto da LDO já foi enviado à Casa.  O consultor técnico orçamentário Washington Moreno  é quem  dará as devidas explicações e orientações para a correta formulação dos documentos.  (Foto)  

Pesar
O líder da bancada do PDT, vereador Tito Zeglin,  lamentou a morte do  comunicador Alexandre Magalhães, ocorrida em  acidente perto de Alto Paraná, no Noroeste do Estado.  Engenheiro agrônomo, Alexandre Magalhães, de 43 anos, ficou conhecido em Curitiba por apresentar  programas na TV de venda de carros e como locutor de rádio.  Começou na Band Curitiba, em 1997, com o programa de vendas Tic Tac. Depois criou um programa country, no auge do estilo na capital. Também foi locutor da Rádio Clube FM. Atualmente, como publicitário e empresário, trabalhava com eventos e programas de TV na área de venda de carros.

Reconhecimento I
O coronel médico da Polícia Militar do Paraná, Aizik Raskin, foi lembrado em projeto do primeiro vice-presidente Sabino Picolo (DEM). A intenção do parlamentar é perpetuar a lembrança do significativo trabalho de Raskin, na região do Bacacheri e para toda a cidade, dando nome a logradouro.

Reconhecimento II
Um dos melhores médicos, em clínica geral de Curitiba  Aizik Raskin foi considerado pelos demais vereadores “como humanitário”. Nely Almeida (PSDB) lembrou que Raskin atendia a todos sem distinção, “utilizando o sistema de troca, quando os pacientes não tinham condições de pagamento em dinheiro”. Denilson Pires (DEM) afirmou que “foi o primeiro médico do sindicato que congrega os trabalhadores no transporte coletivo de Curitiba”.

Famílias I
O líder do prefeito na Casa, vereador João do Suco (PSDB), que tem como bandeiras de trabalho a família e a defesa da vida, contra o aborto, lembrou da   celebração tradicional do 15 de Maio como Dia Internacional das Famílias. De acordo com a Unesco, “a família é o fator fundamental de coesão social e de coexistência. Uma estrutura familiar forte conduz ao bem-estar dos seus membros e da sociedade em geral”.

Famílias II
Ainda segundo a Unesco, “é na  família que se  aprendem valores positivos que  guiarão o resto da vida e é também no seio da família que as pessoas podem aprender lições essenciais sobre  igualdade,  tolerância e  partilha de responsabilidades. Embora as famílias sejam os motores do desenvolvimento, são também suas beneficiárias”.

Cidade Limpa
Ao registrar a passagem, nesta segunda-feira (16), do Dia do Gari, o vereador João do Suco (PSDB) comentou em plenário “sobre o reconhecimento e agradecimento ao trabalho realizado pelos garis para manter a cidade limpa”.  

Medalha
Serginho do Posto (PSDB), que  foi agraciado com a medalha Joaquim Moraes Sarmento, patrono da Polícia Militar do Estado do Paraná, dividiu com o plenário "a honra da distinção".