Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 10/05/2011 16h10, última modificação 09/08/2021 14h16
Educativas
Proposta de Caíque Ferrante (PRP), com substitutivo geral da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, para estimular e garantir a promoção de campanhas de cunho estritamente educativo, foi aprovada em segunda votação na tarde desta terça-feira (10), na Câmara de Curitiba. De acordo com o documento, no mínimo 20% da publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter educativo. O projeto segue agora para sanção do prefeito Luciano Ducci.

Idosos
Também foi aprovado em segundo turno projeto do vereador Jair Cézar (PSDB) que concede a declaração de utilidade pública à Central Integrada de Apoio Familiar Pastor Rubens de Castro. A entidade oferece assistência a mais de 700 idosos internados e, por meio de outras atividades, como em bazares, a pelo menos outros 1,5 mil.

Poeta
Foi aprovado por unanimidade em primeira votação projeto que denomina de Professsor Leopoldo Scherner uma das escolas da rede municipal de ensino. Segundo Julieta Reis (DEM), autora da iniciativa, Scherner faleceu em janeiro , aos 91 anos, e dedicou a vida aos livros, ao ensino e ao idioma português. “Poeta, ocupava a cadeira n.º 5 da Academia Paranaense de Letras (APL). Publicou obras elogiadas pela crítica, entre as quais Dia Anterior ao 1.º Dia da Criação”, informou, acrescentando que “o Paraná perdeu um embaixador da cultura e um defensor de suas artes, mas pode perpetuar sua história e exemplo”. Os vereadores Paulo Salamuni (PV) e Nely Almeida (PSDB) registraram, em apartes, apoio à proposta.
 
Reconhecimento
O  médico Jurandir Marcondes Ribas Filho, professor de cirurgia do curso de medicina da Faculdade Evangélica, recebeu destaque do vereador Serginho do Posto (PSDB). O parlamentar é autor do projeto que concede o título de vulto emérito de Curitiba a Ribas Filho. A proposta foi aprovada por unanimidade em primeiro turno e retornará ao plenário nesta quarta-feira (11), para segunda votação. Caíque Ferrante (PRP) destacou "o lado humano do homenageado à frente de sua profissão." Julieta Reia (DEM) também registrou apoio ao projeto de Serginho.