Notas de plenário I
Nilo Biazetto
O nome do ex-jogador de futebol Nilo Isidoro Biazetto recebeu destaque durante a sessão plenária desta segunda-feira (25), na Câmara de Curitiba. O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) defendeu o projeto de lei de sua autoria que concede o título de vulto emérito da cidade, sintetizando a trajetória do homenageado. A matéria foi aprovada por unanimidade e recebeu elogios dos vereadores Jairo Marcelino (PDT), Jair Cézar (PSDB) e Sabino Picolo (DEM). “Biazetto concentra uma somatória de valores em uma vida de bons exemplos”, afirmaram, acrescentando que o projeto resgata uma dívida da cidade. Nilo Biazetto era zagueiro e foi campeão com o Atlético em 1943, 45 e 49. (Foto 1)
Skate I
Com objetivo de tornar simultâneas as comemorações do Dia do Skate em âmbito municipal com as do Dia Mundial do Skate, o vereador Julião Sobota (PSC) apresentou projeto mudando a comemoração para o dia 21 de junho, quando o esporte é internacionalmente festejado. De acordo com o parlamentar, a proposta atende solicitação da Federação Paranaense de Skate, que, desde 96, comemora a data em 3 de agosto. (Foto 2)
Skate II
Em apartes, os vereadores registraram apoio à iniciativa de Sobota, lembrando que Curitiba apresenta um cenário importante dentro da modalidade esportiva, uma vez que já projetou vários campeões do skate no Brasil e no mundo. Entre eles, Felipe Braga Côrtes (PSDB) citou Daniel Vieira, pentacampeão europeu.
Copa I
O presidente da Comissão da Copa da Câmara de Curitiba, vereador Pedro Paulo (PT), reiterou em plenário que será realizado novo convite para que a diretoria do Clube Atlético Paranaense compareça à Casa no dia 4 de maio, durante a sessão plenária. De acordo com o parlamentar, a ideia é que sejam prestadas informações sobre os custos da obra e o tempo para a conclusão do Estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada. (Foto 3)
Copa II
Em apartes, os vereadores lamentaram o fato de Curitiba ter sido citada pela imprensa entre as cidades que estavam com atraso nos estádios. “Até então, a cidade era relacionada como um exemplo”, afirmou Pedro Paulo, enfatizando que “sem estádio não há Mundial”. A preocupação, segundo os parlamentares, ultrapassa questões municipais. “As novas exigências são impraticáveis e podem inviabilizar a realização da Copa no país”, lamentaram, se referindo às novas exigências da Fifa para realização do campeonato de 2014.
Copa III
O autoritarismo da Fifa foi destacado por alguns vereadores, que consideraram que a federação “se coloca acima do bem e do mal”. “Chega a ser uma arrogância”, afirmaram, alegando que os padrões estabelecidos preocupam, o que justifica intensificar o debate com clubes envolvidos para buscar soluções para o problema. “A cidade não pode perder os investimentos da Copa do Mundo. Será um legado”, finalizou Pedro Paulo.
Segundo turno
Foi confirmada a aprovação em segundo turno, na sessão desta segunda-feira (25), do projeto de alteração da lei de panfletagem de propaganda comercial em Curitiba. O novo texto, de iniciativa de diversos vereadores, exclui da norma a distribuição gratuita de jornais e periódicos, por reconhecer o direito constitucional de liberdade de expressão nas atividades intelectuais, artísticas, científicas e de comunicação social.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba