Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 05/12/2012 15h10, última modificação 10/09/2021 07h34
Juventude I
A votação do projeto de lei que cria o Estatuto da Juventude de Curitiba foi adiada por duas sessões. O pedido foi feito pelo autor da proposta, vereador Pedro Paulo (PT), na sessão desta quarta-feira (5), após acordo firmado com as lideranças partidárias. (Foto 1)

Juventude II
O projeto chegou a ser debatido em plenário, inclusive com a apresentação de diversas emendas, todas sugeridas pelo Conselho Municipal da Juventude, mas houve um entendimento entre os parlamentares de que mais alterações precisam ser feitas no texto. Segundo Pedro Paulo, o estatuto tem o objetivo central de reforçar os direitos fundamentais dos jovens, ao mesmo tempo em que estabelece deveres por parte dessa população. A matéria retorna à pauta na próxima terça-feira (11).

Taxas I
O possível aumento nas taxas cobradas pelos cartórios do Paraná, previsto em anteprojeto aprovado pelo Tribunal de Justiça, mas que ainda não foi enviado à Assembleia Legislativa, voltou a ser debatido pelos vereadores. Para Iris Simões (PR), o reajuste em discussão é “inadmissível”. Ele questionou a atuação do Ministério Público nesse caso, que ainda não teria se manifestado, e disse que não concorda com o posicionamento do presidente do TJ, Miguel Kfouri Neto, que teria classificado os valores como “aceitáveis pela população”. (Foto 2)

Taxas II
Na mesma linha, o veredor Algaci Tulio (PMDB) registrou sua indignação com a situação. O parlamentar sugere que os possíveis aumentos, de até 1.125% nos valores cobrados, estão bem distantes da realidade do trabalhador brasileiro. “Para oficializar uma união estável, por exemplo, está proposto um aumento de 229%, passando o custo atual de R$ 88,00 para R$ 293,00”, explicou. (Foto 3)

Taxas III
O segundo vice-presidente da Casa, vereador Tico Kuzma (PSB), que no momento presidia a sessão, confirmou que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, José Lucio Glomb, será convidado para debater o assunto com os parlamentares, visto que o tema afeta a todos os curitibanos.

Redução I
A vereadora Maria Goretti (PSDB) informou que esteve, na tarde desta terça-feira (4), em uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, quando recebeu em primeira mão a notícia da redução de 21% no Índice de Mortalidade Materna no estado. Segundo Goretti, o resultado é o melhor de todos os tempos para o Paraná e se deve ao investimento do governo Beto Richa em hospitais conveniados ao SUS, além da melhor qualificação dos profissionais de saúde, por meio do programa Mãe Paranaense.

Redução II
A parlamentar lembrou que a ação estadual é inspirada no programa local Mãe Curitibana, de proteção às gestantes e às crianças. Ela salientou que as mortes maternas caíram para 51,67 a cada cem mil nascidos vivos no estado. “Nossos cumprimentos à equipe da Secretaria de Saúde pelo empenho, que trouxe esse excelente resultado”, concluiu.

Curitiba I
Julieta Reis (DEM) parabenizou a administração municipal e todos os servidores públicos pelo resultado que Curitiba alcançou no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) edição 2012, divulgado no último fim de semana e que classifica a cidade como a melhor capital do Brasil, segundo os critérios de desenvolvimento, oportunidade de empregos e acesso aos serviços básicos de saúde e educação.

Curitiba II
A parlamentar informou que o município obteve a nota 0.9024, sendo que o IFDM varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. “O índice é uma referência para o acompanhamento do desenvolvimento das cidades e verifica três áreas: emprego e renda, educação e saúde, justamente os setores em que a prefeitura tem atuado fortemente, com o desenvolvimento de uma série de políticas públicas bem recebidas pela população”, detalhou.

Convite I
Em registro ao plenário, Tito Zeglin (PDT) convidou os colegas e a população em geral para participarem de uma missa que será realizada no próximo domingo (9), no Santuário São José, a partir das 10h. De acordo com Zeglin, na sequência serão feitas homenagens a sacerdotes que ajudaram na fundação dessa comunidade religiosa no bairro Capão Raso.

Convite II
“Nós vamos descerrar dois bustos de padres que são importantes para a história da comunidade. E o interessante é que as suas imagens ficarão expostas em locais públicos já denominados em reconhecimento ao trabalho prestado por estas pessoas”, salientou o vereador. Será homenageado o padre Alcides Zanella, em jardinete no bairro Novo Mundo, e também o padre Albino Vicco, em um largo no bairro Capão Raso.