Notas de plenário I

por Assessoria Comunicação publicado 21/02/2011 20h55, última modificação 06/08/2021 07h41

Copa I
Vereadores integrantes da Comissão da Copa 2014 participam, a partir desta terça-feira (22), em Brasília, de seminário realizado pelo Comitê Organizador Local ligado à Fifa com representantes de todas as cidades que sediarão jogos do campeonato mundial de futebol. Serão realizadas reuniões para mais ajustes no planejamento global de preparação para que o evento seja "de muito sucesso", segundo o presidente da comissão, vereador Pedro Paulo (PT). Seguem com ele à capital federal Valdemir Soares (PRB), Paulo Frote (PSDB) e Aladim Luciano (PV).


Copa II
Sem declinar os motivos, o vereador Algaci Tulio (PMDB) se desliga da Comissão da Copa, conforme comunicado ao plenário na sessão desta segunda-feira (21). Tulio está de retorno à Casa depois de comandar os primeiros preparativos do evento, pela esfera estadual, na Secretaria para Assuntos da Copa no Paraná.


Câmeras I
Os vereadores mantiveram o veto da prefeito ao projeto de lei que previa monitoramento por câmeras de vídeo nas áreas externas de agências bancárias e instituições financeiras de Curitiba. De 31 votos secretos, 24 confirmaram o veto do Executivo para a medida, proposta pelo vereador Dirceu Moreira (PSL). Na interpretação do município, "o projeto atribui funções aos órgãos da administração municipal vedados em artigo da Lei Orgânica do Município". (com foto)


Câmeras II
Embora o veto, a discussão em plenário apontou divergências de interpretação jurídica sobre o teor do projeto. Para alguns vereadores, como Serginho do Posto (PSDB), "a grande abrangência do instrumento constitucional dá origem a mais de uma interpretação, o que pode levar a equívocos."

Luto
O falecimento de Maria Josilda Gunha, 64 anos, conhecida por Cida foi lamentado em plenário. Ela deixa viúvo Pedro Gunha. Queridos na região da Vila Amélia pela ação solidária à população, foram alvo de vários comentários elogiosos e também de pesar pelos vereadores. Julieta Reis e o primeiro vice-presidente da Casa, Sabino Picolo, ambos democratas, acompanharam o velório.