Notas de plenário de 21 de maio - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 21/05/2019 17h15, última modificação 05/11/2021 11h19

Contorno Sul I
Mauro Ignácio (PSB) foi à tribuna para agradecer à RPC TV por repercutir, em uma série de reportagens, os transtornos do Contorno Sul, uma importante via onde ocorrem atropelamentos e mortes constantes. O vereador leu uma resposta do DNIT ao requerimento em que ele perguntava por que não haviam se iniciado as obras naquele trecho. O DNIT respondeu, em fevereiro desse ano, que em convênio com o Ippuc planeja fazer quatro interseções em desnível, viadutos e passagens inferiores entre a rodovia e vias municipais, além da ampliação de passagens existentes na consolidação de vias marginais em ambos os lados da estrada. Além da implantação de cinco novas passarelas. (Foto 1)

Contorno Sul II
“Em que pese o  projeto em questão que foi orçado em mais de R$ 400 milhões de reais ter sido anunciado em 2014 pela presidente da república, houve um aporte de pouco mais de 10% do montante necessário no orçamento de 2015, absolutamente insuficiente para se iniciar uma obra dessa complexidade e magnitude que não pode ser licitada pelo gestor sob o risco de não ter recursos garantidos para os anos seguintes”. Ignácio pediu apoio da Casa, da Assembleia Legislativa do Paraná, do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Júnior para que a obra saia do papel.

LGBTIfobia I
Professora Josete (PT) foi à tribuna para tratar do dia 17 de maio, quando se comemora a luta contra a homofobia. A vereadora já havia abordado o tema ontem em plenário. Ela lembrou que hoje, às 14h, será realizada audiência pública de iniciativa de Maria Leticia Fagundes (PV) sobre a LGBTIfobia [leia mais]. Josete apresentou dados estatísticos levantados pelo Grupo Gay da Bahia. De acordo com a vereadora, “não temos instrumentos por parte dos governos [municipais, estaduais e federal] em relação a essa questão, mas o levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia revela um aumento significativo de mortes por ódio e preconceito contra os homossexuais entre 2000 e 2018”. Entre esses dados, ela revelou que a cada 19 horas um LGBTI é assassinado ou se suicida vítima da homotransfobia ou LGBTIfobia. Os maiores registros de mortes ocorrem em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará. (Foto 2)

LGBTIfobia II
Josete destacou que, em relação a 2017, 41,2% eram menores de 18 anos, 32,9% estavam entre 18 a 25 anos e, entre 26 e 40 anos, 5,7%. De acordo com a Transgender Europe, mais da metade dos homossexuais assassinados no mundo entre 2016 e 2017, eram brasileiros. Foram 37% dos homicídios ocorridos dentro de casa. Em menos de 25% dos homicídios, o criminoso foi identificado e menos de 10% das situações resultaram em investigação e punição dos assassinos.

LGBTIfobia III
A vereadora destacou a campanha promovida pela Prefeitura de Curitiba chamada “Respeito faz acontecer” e que foi inaugurada no dia 17 de maio. Ela ressaltou que a campanha tem à frente o servidor Allan Johan, do gabinete do prefeito. “A iniciativa tem nosso aplauso, pois fala das pessoas, dos direitos humanos, da diversidade e traz personagens reais como mulheres, negros e LGBTIs que falam da luta por equidade e respeito”. Ela também salientou que a prefeitura assinou um protocolo de intenções junto ao governo do estado para a criação da Rede de Atenção nos casos de violação dos direitos da população LGBT.

Remanso
O plenário aprovou a sugestão de Professor Silberto (MDB) que pede a construção de "Remanso" nas ruas Nova Aurora e Ourizona (203.00102.2019). A ideia se originou dos comerciantes locais que afirmam que a impossibilidade de estacionar nas ruas referidas afasta os clientes. “É sabido que o meio usual de transporte individual em nossa cidade é o automóvel particular, portanto, sem lugar para parar e estacionar, os potenciais clientes do comércio daquela localidade migram para outros locais, onde existam estacionamento nas vias”.

Linha Turismo
Também aprovado pelo plenário foi a sugestão de Oscalino do Povo (Pode) de realização de estudos para inclusão na "Linha Turismo" dos seguintes pontos turísticos: Zoológico; Lago Azul (Umbará); Parque dos Tropeiros; Bosque da Fazendinha; Bosque Reinhard Maack; Praça do Japão; Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe; Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib; Museu Egípcio Rosa Cruz; e Parque da Passaúna.