Notas de plenário de 21 de maio - 1ª edição
Moradia
O vereador Mestre Pop (PSC) apresentou requerimento de pedido de informações oficiais ao Executivo a respeito dos critérios de utilização e de venda de terrenos da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT). Ele questiona quais imóveis são propriedade da estatal, de 2014 até hoje; quais os critérios para uso ou alienação (venda) dessas áreas; e quais os bairro de Curitiba que receberam moradias populares nos últimos cinco anos (062.00207.2019).
Asfalto
Informações sobre o gasto público com obras de asfaltamento, de 2018 até agora, foram requisitadas por Mestre Pop (PSC) ao Executivo (062.00208.2019). Ele pergunta qual o valor investido em obras de fresagem, antipó, pavimentação, reciclagem asfáltica e para a fabricação de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). Também questiona quais empresas foram contratadas nesse período.
Reforma
O planejamento para obras no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Xapinhal II foi questionado à Prefeitura de Curitiba por Cacá Pereira (DC). Ele quer saber quando será realizada a reforma do refeitório do equipamento (062.00212.2019). O vereador argumenta que o projeto se arrasta desde 2016 e que o refeitório está em “péssimo estado”. “Quando há chuva, as crianças são impossibilitadas de utilizar o local, pois as laterais são todas abertas, com isso, em dias de chuva e vento, as crianças ficam expostas”, acrescenta.
Denominação
O nome da praça localizada no encontro das ruas Professor Júlio Theodorico Guimarães, Francisco Claudino Ferreira e Guido Trevisan, no bairro Pinheirinho, foi questionada ao Município pelo vereador Oscalino do Povo (Pode). Ele afirma que os moradores da localidade não sabem o nome do logradouro e que, caso ainda não tenha sido nominado, desejam homenagear alguma personalidade da região (062.00213.2019).
Terreno
O vereador Oscalino do Povo (Pode) requer ao Executivo informações sobre um terreno abandonado no final da rua Francisco Barbosa, entre a Professor Júlio Theodorico Guimarães e Francisco Claudino Ferreira, no Pinheirinho (062.00214.2019). Ele quer saber se o imóvel é propriedade particular ou público e a quem recai a obrigação sobre a manutenção do espaço. Segundo o autor da proposição, a situação do imóvel tem causado incômodo aos vizinhos.
Visita
A visita de alunos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Bairro Alto foi registrada por Tito Zeglin (PDT). Os jovens estavam acompanhados pela assistente social Gislaine Ferreira da Costa e da educadora social Marlene Aparecida Nunes. O CRAS é a porta de entrada para os serviços de proteção social de famílias e indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nesta unidade, o atendimento é prestado à população dos bairros Bairro Alto, Tarumã, Higienópolis e Colina Verde, que fazem parte do Núcleo Regional Boa Vista.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba