Notas de plenário da sessão de 21 de março - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 21/03/2018 16h20, última modificação 26/10/2021 09h40

Política I
O vereador Tico Kuzma (Pros) anunciou em plenário que, neste sábado (24), será realizada convenção partidária do seu partido. “Será eleita a Executiva Estadual, deixaremos de ser comissão provisória”, comemorou. Dos 399 municípios do Paraná, 143 terão delegados na convenção. O Pros conta hoje com 5 prefeitos, 8 vices e 39 vereadores. “Faremos uma chapa com o PMB. Os partidos vão caminhar juntos na eleição, com uma chapa que busca eleger novos nomes para deputado estadual”, disse. (Foto 1)

Política II
Osias Moraes (PRB) desejou “boa sorte” ao ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, que filiou-se na terça-feira (20) ao Partido Republicano Brasileiro, em Brasília (DF). Conforme notícias veiculadas pela imprensa, Ronaldinho deve se candidatar a senador ou deputado federal nas eleições de 2018. (Foto 2)

Preconceito
A postura da desembargadora Marília Castro Neves Vieira foi questionada pela Professora Josete (PT). A jurista criticou, numa rede social, o fato do Brasil ser o pioneiro no mundo a ter uma professora com síndrome de Down, a Débora Seabra. “Legal, é o país da inclusão. Espera aí, que fui ali me matar”, disse a desembargadora, relatou a parlamentar. “Até que ponto temos um judiciário que prima por um posicionamento coerente, ético e que leve em conta o direito das pessoas?”, indagou.

Vidro

A Câmara de Vereadores aprovou sugestão de ato administrativo de Goura (PDT), ao Executivo, para a implantação de locais para descarte de vidro nas ruas da cidadania, terminais de ônibus, escolas e outros equipamentos públicos de Curitiba (203.00026.2018). “Essa proposta procura trazer mais participação da população, que as pessoas também se responsabilizem pelo seu lixo gerado, é uma mudança de cultura”, opinou. (Foto 3)

Homenagem I
Osias Moraes (PRB) defendeu seu requerimento para votos de louvor e congratulações ao grupo Última Pedra, da Igreja Universal do Reino de Deus, que trabalha na recuperação de pessoas com algum tipo de vício (077.00076.2018). “Combatem o espírito do vício, das drogas, da bebida. Completa cinco anos de trabalho na comunidade”, contou o vereador. “Quando este espírito larga a pessoa, ela larga o vício. O grupo faz um trabalho belíssimo em Curitiba e em todo Brasil”, revelou.

Homenagem II
O ex-jogador de futebol, Nilo Roberto Neves, recebeu votos de congratulações e aplausos (077.00074.2018) do vereador Professor Euler (PSD). Nilo foi jogador do Internacional, do Coritiba e da seleção brasileira de futebol. “Atualmente trabalha com seu filho Nilinho em um centro de capacitação e formação de atletas, no bairro Mercês”, contou. “Nos 8 anos em que defendeu o Coritiba, conquistou 12 títulos pelo clube”, completou. (Foto 4)

Escola de Pais
Os 54 anos da Escola de Pais do Brasil foram lembrados pelo vereador Tito Zeglin (PDT) durante a sessão plenária desta quarta-feira (21). O parlamentar falou da importância da entidade que reúne voluntários que “discutem e compartilham dúvidas, preocupações, dificuldades de educar e possíveis caminhos a serem buscados”, pontuou. “É uma associação que não faz distinção de raça, credo religioso, político e classe social. São pais ajudando pais”, frisou.

Quilometragem
Foi lido em plenário o requerimento que questiona a Prefeitura de Curitiba sobre as administradoras de tecnologia em transporte compartilhado (ATTCS). “Qual a quilometragem total dos veículos das administradoras percorrida mês a mês? Qual o número de condutores responsáveis por tais veículos?”, questiona o pedido de informações (062.00135.2018), assinado por Goura (PDT).

Retirada
Deixa de tramitar no Legislativo, o projeto de lei que regulamenta a retenção de crianças com síndrome de Down no sistema municipal de ensino (005.00026.2018). O pedido de retirada foi protocolado por Felipe Braga Côrtes (PSD), autor da matéria que justificou a necessidade de adequação à proposta, que será reapresentada (072.00005.2018). O texto dizia que “crianças com necessidades educativas especiais têm, em situações excepcionais devidamente fundamentadas, o direito à retenção na Educação Infantil pelo prazo de um ano” e que esse direito “somente pode ser exercido uma vez”.

Pesar

Em registro ao plenário, Paulo Rink (PR) lamentou a morte de seu tio Ciro Joly Junior, na manhã desta quarta quarta (21). Na sessão de ontem, Fabiane Rosa (PSDC) lembrou que seu pai, Nereu Lucio da Rosa, fazia aniversário no dia 20 de março. “Ele faleceu há 24 anos e muitos não sabem, mas ele foi vereador na cidade de Matinhos”, revelou.