Notas de plenário da sessão de 11 de maio - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 11/05/2016 13h25, última modificação 07/10/2021 07h47

Aniversário I
Diversos vereadores registraram o aniversário, hoje (11), do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Ailton Araújo (PSC). O primeiro-secretário, Pedro Paulo (PDT), resumiu a biografia do aniversariante, vereador entre 1989 e 2002, deputado estadual de 2003 a 2006 e prefeito de Curitiba por 11 dias, em 1999. “Ministro da Igreja do Evangelho Quadrangular há 40 anos, Ailton Araújo é professor graduado em Matemática e Ciências. Além da experiência como docente, atuou como coordenador administrativo e como diretor de instituições de ensino. Por indicação unânime de 90 diretores, foi nomeado membro do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba [IPMC]”, declarou. (Foto 1)

Aniversário II
Pedro Paulo ainda destacou que “uma de suas marcas [do Ailton Araújo], [é] a extrema serenidade e a extrema franqueza”. “Vossa excelência nos presenteou, como presidente e antes [nesta legislatura] como secretário desta Casa, com essas qualidades, já que no mundo político há muito hipocrisia, muito faz de conta, muita encenação. Tenha muita saúde, seja muito feliz e conte com nossa amizade”, saudou o vereador. (Foto 2)

Em tramitação I
Quatro projetos de lei ordinária foram lidos em plenário nesta quarta-feira (11) e começaram a tramitar oficialmente na Câmara Municipal. Um deles é de iniciativa de Julieta Reis (DEM) e denomina um dos logradouros públicos da cidade de Eduardo Posfaldo (009.00024.2016). Outra proposta é assinada por Mestre Pop (PSC) e declara de utilidade pública a ONG “Semeando o Futuro” (014.00014.2016).

Em tramitação II
Paulo Salamuni (PV) protocolou projeto de lei que declara de utilidade pública à SAAA – Sociedade Amigos de Alfredo Andersen (014.00015.2016). A utilidade pública à Associação Beneficente Kalahari foi sugerida por meio de proposta de Paulo Rink (PR) que também começa a tramitar no Legislativo nesta quarta (014.00016.2016). O documento é exigido, por exemplo, para a realização de convênios com a Prefeitura de Curitiba e outros órgãos públicos.

Por que fechou?
“Qual o motivo do fechamento da biblioteca da Rua da Cidadania do Pinheirinho?”, pergunta Colpani (PSB). O questionamento do vereador é feito no pedido de informações à Prefeitura de Curitiba (062.00161.2016), lido em plenário na sessão desta quarta-feira (11). “O espaço é usado e poderia ser destinado a atividades para a comunidade”, justifica.

Imóveis da prefeitura I
O Executivo também deverá enviar à Câmara de Vereadores uma resposta ao requerimento de Noemia Rocha (PMDB) que pede informações sobre os imóveis que são de propriedade do município (062.00172.2016). No documento, a vereadora pede que a prefeitura informe as características das áreas exclusivamente desocupadas (tamanho, benfeitorias construídas, topografia, existência de ônus, localização).

Imóveis da prefeitura II
“O objetivo é municiar o gabinete parlamentar a respeito do total de imóveis que estão sob a dominialidade do município de Curitiba, em consideração ao crescente número de projetos de lei de iniciativa do prefeito cujo objeto é a alienação dos imóveis não utilizados, nos termos da legislação em vigor”, justifica a vereadora.

Retirada
A pedido de Zé Maria (SD), será arquivado o projeto de lei que tornava obrigatória a inclusão da tipagem sanguínea nos documentos de identificação de recém-nascidos, expedidos por hospitais e maternidades de Curitiba (005.00198.2015). O requerimento de retirada da tramitação foi lido em plenário (072.00025.2016).

“Fim do estigma” I
“Os pais dos alunos, numa reunião na escola, é que elogiaram a visita deles na Câmara Municipal de Curitiba. Disseram que antes disso os jovens não sabiam a diferença entre vereador e deputado, qual era o trabalho deles, onde eles ficavam... Essa aproximação é importante para discutir esse estigma dos políticos”, disse o coordenador do Colégio Amplação, Domingos Fernandes, nesta quarta (11).

“Fim do estigma” II
Como da outra vez em que o colégio visitou o Legislativo, os alunos foram recepcionados pela vereadora Carla Pimentel (PSC). Os jovens acompanharam a sessão plenária e conversaram com ela sobre o trabalho parlamentar. Hoje eram 20 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, numa atividade que faz parte das aulas de filosofia da instituição. (Foto 3)

Colaboraram: Fernanda Foggiato, Pedritta Marihá Garcia e José Lazaro Jr.