Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 02/01/2009 20h25, última modificação 22/06/2021 10h21

Nova Mesa
Nesta sexta-feira (2), foram eleitos os membros da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Curitiba. A sessão plenária foi presidida pelo vereador Roberto Aciolli (PV), o mais votado, de acordo com o Regimento Interno, e secretariada pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). A mesa eleita vale para o biênio 2009-2010.
Chapas
A chapa Pablo Neruda e indicações em aberto foram aceitas na disputa pela Mesa. A alternativa foi anunciada pelo vereador Mario Celso, após a chamada dos 38 parlamentares. Em seu primeiro mandato, o vereador Professor Galdino (PV) tentou a cadeira de presidente da Casa, com a chapa Oxigenação.
Pablo Neruda
A chapa Oxigenação recebeu um único voto, do próprio Professor Galdino, que, além dele, votou apenas no vereador Aladim Luciano (PV) para terceiro secretário. A Pablo Neruda tem como presidente o vereador João Claudio Derosso (PSDB), primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT); segundo vice-presidente, Zé Maria (PPS); primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB); segundo-secretário, Sabino Picolo (DEM); terceiro-secretário, Aladim Luciano, e quarto-secretário, Pedro Paulo (PT). A votação foi nominal.
Direitos
A escolha do nome da chapa vencedora, Pablo Neruda, remete aos direitos humanos e à democracia, segundo as explicações do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), que retorna ao cargo.
Participação
Durante a votação, a vereadora Noemia Rocha (PMDB) registrou a ausência feminina na disputa pela Mesa e na presidência das comissões. Para a 15a legislatura, as mulheres eleitas, além de Noemia Rocha, são Professora Josete (PT), Dona Lourdes (PSB),  Julieta Reis (DEM), Renata Bueno (PPS) e Mara Lima (PSDB).
Respeito
Para Serginho do Posto (PSDB), a Mesa foi eleita em concordância entre os vereadores porque tem responsabilidade e, acima de tudo, a satisfação das comunidades. Considerou a decisão democrática e lembrou que o PSDB, que atualmente conta com 13 vereadores, pode ter dois membros na Mesa.
Proporcionalidade
A Professora Josete (PT) explicou que se absteve do voto de dois dos membros em virtude da proporcionalidade. Para ela, o PPS não deveria compor a Mesa, já que possui apenas dois parlamentares. Outros partidos, como o PT, com três membros, poderiam, na sua avaliação, concorrer a mais uma vaga no comando das atividades da Casa.
Democracia
Ao parabenizar a Casa pela escolha da Mesa, o vereador Jair Cézar (PSDB) ressaltou a importância da democracia, afirmando que sua consolidação demonstra o respeito às leis. Da mesma opinião compartilhou o vereador Pastor Valdemir Soares (PRB), que destacou a maneira democrática com que o presidente conduz os trabalhos.
Confiança
O primeiro-secretário, vereador Celso Torquato (PSDB), agradeceu a confiança depositada em cada um dos membros da chapa e se colocou à disposição dos demais parlamentares. Pela primeira vez na tribuna, a vereadora Noemia Rocha (PMDB) disse que espera maior participação feminina no Legislativo, de hoje em diante.
Transparência
A transparência adotada pelo Legislativo nos processos internos foi  lembrada pelo vereador Denilson Pires (DEM), que ocupou a tribuna pela primeira vez. Pedro Paulo (PT) cumprimentou os vereadores, desejando sucesso, principalmente ao mais jovem vereador eleito, Jonny Stica (PT).
Elogios
“O destino da Câmara foi entregue em boas mãos.” Assim definiu o vereador Algaci Tulio (PMDB) sobre a nova mesa eleita. Ainda o vereador Paulo Frote (PSDB) teceu elogios à Mesa, ao líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), pela competência e recondução ao cargo, e ao presidente João Cláudio Derosso, pela preocupação igualitária com todos os parlamentares.
Representantes
Após a escolha da Mesa Executiva, os parlamentares definiram os líderes das bancadas e membros das comissões permanentes. João Cláudio Derosso esclareceu que os membros foram indicados previamente, na sessão preparatória, de acordo com os partidos e sua proporcionalidade. Os vereadores Algaci Tulio (PMDB) e Professor Galdino (PV) questionaram o modo de escolha dos presidentes e membros.
Equilíbrio 
Para a vereadora Julieta Reis,  a Mesa Executiva montada por Derosso para o próximo biênio “contempla o equilíbrio de forças político-partidárias necessário para o bom andamento dos trabalhos.” A parlamentar explicou que a indicação dos nomes dos  vereadores é feita em reunião partidária, antecedendo a escolha da chapa.
Administrador
Julieta Reis considera que Derosso “se revelou um bom administrador pelas realizações  nas presidências anteriores.”