Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 08/12/2008 18h25, última modificação 22/06/2021 09h52
Pauta I
A Mesa Executiva da Câmara de Curitiba transferiu para a parte da manhã todas as últimas sessões plenárias a se realizarem até o final desta legislatura, que coincide com o final de mandato de alguns vereadores.

Pauta II
Trinta e quatro projetos de lei fizeram parte da pauta da sessão desta  segunda-feira (8), na Câmara de Curitiba. Em sua maioria, para atender as matérias de vereadores que deixarão a Casa.

Orçamento I
Nesta terça-feira (9), a Câmara começa a discutir e votar as emendas para o Orçamento 2009. São mais de 230 sugestões, que podem ser acatadas ou rejeitadas.  O parecer terminativo da Comissão de Economia já qualificou as que podem ser aprovadas.
    
Orçamento II
Decisão, em consenso, tomada pelas duas bancadas partidárias determinou que a discussão sobre o Orçamento 2009 será encaminhada apenas pela Professora Josete (PT), pela  oposição, e Luis Ernesto (PSDB), que preside a Comissão de Economia, pela bancada de situação.  

Trabalho
O trabalho comunitário feito com mais de 200 crianças e adolescentes na região da Cidade Industrial  pela irmã  Anete Giordani mereceu atenção do vereador Adenival Gomes (PT), que a indicou para receber o título de Cidadã Honorária de Curitiba.

Justiça I
Para os vereadores que apartearam o autor da indicação, “é uma concessão justa para quem, nascida em Bento Gonçalves (RS), fez desta cidade  sua terra natal.

Justiça II
“O compromisso social evidenciado em cada uma das ações feitas pela comunidade da CIC e também em relação a outras  entidades comunitárias é outro motivo justo para a outorga”, confirmaram muitos parlamentares.

Justiça III
A irmã Anete é reconhecida por todos os vereadores e admirada em ações que incluem a localidade do  Sabará. A religiosa expande  sua atividade cristã incentivando práticas esportivas a ex-meninos e meninas de rua. Além disso, deseja construir um centro esportivo para abrigar a série de campeonatos que promove.

Dona Ruth
A ex-primeira-dama do Brasil Ruth Cardoso,  que foi nacionalmente reconhecida por seu trabalho sociocultural e assistencial, teve o nome indicado pelo vereador Jorge Bernardi (PDT) para um logradouro público.

Utilidade
Por iniciativa da bancada do PDT na Casa, a Associação de Moradores, Comerciantes, Amigos e Proprietários do Largo da Ordem foi indicada para receber o certificado de utilidade pública, ampliando a gama de ações em benefício daquele local histórico.

Mérito
Reconhecimento público para o apóstolo Alexandre José Monteiro foi defendido pelo vereador José Roberto Sandoval, na tribuna da Casa. Segundo o parlamentar, o mestre em educação está à frente de importantes projetos que beneficiam crianças e adolescentes no tratamento de dependentes químicos, entre outros.

Rosenmann
O deputado federal Max Rosenmann, falecido recentemente, deverá emprestar seu nome a um logradouro de Curitiba. A proposta foi aprovada na Câmara e defendida pelo vereador Jair Cézar (PSDB), que destacou a dedicação do parlamentar com a capital e região metropolitana durante seus mandatos.

Constituição
Jair Cézar lembrou que Rosenmann participou, na década de 80, da elaboração da Constituição Federal. Diversos vereadores solicitaram aparte para tecer elogios ao deputado. Entre eles, Manassés Oliveira (sem partido), Jorge Bernardi (PDT) e Angelo Batista (PP).
 
Pesar
Comovidos com o falecimento do escritor Valêncio Xavier, referência na literatura paranaense e brasileira, os vereadores fizeram um minuto de silêncio durante a sessão plenária. A solicitação à Mesa Executiva partiu da vereadora Professora Josete (PT).

Carreira
Xavier nasceu em São Paulo e vivia no Paraná desde 1954. Escreveu para vários jornais e revistas, trabalhou na Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e na TV Tupi. Escreveu, ainda, dramas para a televisão e chegou a dirigir episódios do Globo Repórter. Jairo Marcelino anunciou projeto de lei ressaltando seu nome e trabalho.

Presença
O vereador eleito João do Suco (PSDB) esteve na Câmara, durante a sessão plenária. O parlamentar foi suplente no vereador Manassés Oliveira (sem partido), quando participou das atividades da Casa por cerca de um ano e oito meses. Em janeiro, reassume uma cadeira.

Nauru
Para a vereadora Roseli Isidoro (PT), o trabalho desenvolvido pelo  Instituto Não-Governamental Nauru, em conjunto com os Conselhos Tutelares e o Juizado da Infância e da Juventude, justifica declaração de utilidade pública por ela indicada.