Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 18/11/2008 18h15, última modificação 22/06/2021 09h16
Eleitos
Vários vereadores eleitos para o Legislativo a partir de 2009 já acompanharam as sessões plenárias da Casa, realizadas semanalmente de segunda a quarta-feira. Na tarde desta terça-feira (18), foi a vez de Dirceu Moreira (PSL) e Francisco Garcez (PSDB).

Acompanhamento
A presença de representantes populares e associações de moradores, garantindo a transparência dos trabalhos, é freqüente durante os debates dos vereadores. Do Clube de Mães do Itamarati, Irma Ragalski mantém assíduo o acompanhamento, que, segundo ela, é de fundamental importância para repassar informações às mulheres que coordena.

Representantes
José Domingos dos Santos, presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Machado, e Riquina Bartold, presidente da Associação dos Comerciantes do Portão, também acompanharam a votação dos projetos e debate dos parlamentares. O tema que dominou boa parte das discussões foi relativo às atividades dos conselheiros tutelares.

Referência
Para melhor entender o andamento do Legislativo curitibano, considerado referência em vários setores, o vereador de Imbituba (SC), Elisio Sgrott, também esteve em visita à Casa.

Diretrizes
Mensagem do prefeito propondo alteração nas diretrizes de elaboração da lei orçamentária está submetida ao processo de emendas, considerando normativas impostas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Lembrado
O trabalho deixado pelo desembargador Luiz José Perrotti, falecido neste ano, foi lembrado pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB).

Qualidade
O vereador Luis Ernesto (PSDB) propôs o nome do professor Plínio Franco Ferreira da Costa para reconhecimento público. Paulo Salamuni, do PV, avalizou e ressaltou o trabalho deixado pelo educador.

Informações
Para o líder de oposição na Casa, Pedro Paulo (PT), que também é professor, são fundamentais as informações sobre a adesão do município ao documento federal de redução da violência contra crianças e adolescentes.

Proteção
O parlamentar, que trouxe conselheiros tutelares à Câmara nesta terça, seu dia comemorativo, tem interesse em esclarecimentos sobre o funcionamento da rede de proteção, principalmente em relação ao número de atendimentos.