Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2008 18h20, última modificação 22/06/2021 09h06
Copa I
Os líderes do prefeito e do PT na Câmara Municipal, Mario Celso Cunha (PSB) e Pedro Paulo (PT), respectivamente, saíram do plenário durante a sessão desta segunda-feira (10) para atender  convite do vice-governador e coordenador do Comitê Executivo para assuntos da Copa 2014, Orlando Pessuti.

Copa II
O assunto a tratar na sede do governo do Estado foi o mesmo da viagem dos parlamentares a Brasília, na última semana: integrar as discussões sobre a inclusão de Curitiba como uma das subsedes do Mundial.

Copa III
Os líderes, que fazem questão de participar, demonstram todo  esforço para concretizar a escolha  de Curitiba entre as cidades sede. Participaram da reunião desta segunda os ministros do Esporte, Orlando Silva, e do Planejamento, Paulo Bernardo, além de autoridades municipais das áreas administrativa e legislativa.

Segurança
O profissional de segurança privada terá seu dia comemorativo no calendário de eventos da cidade. Projeto do vereador Paulo Salamuni (PV) foi aprovado em segundo turno.

Capacitação
A capacitação profissional do deficiente terá assegurada e ampliada  defesa através da Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, com a aprovação de projeto da vereadora Roseli Isidoro (PT).

Voluntário
Paulo César Bonfim, conhecido em seus trabalhos voluntários como Palhaço Chumbinha e Papai Noel, acompanhou a votação dos projetos durante a sessão plenária desta segunda. O convite foi do vereador Tito Zeglin (PDT), que conhece a atividade de Bonfim em creches, hospitais e clínicas de crianças carentes.

Invasões
O assassinato de um dos sem-teto da invasão do bairro Fazendinha, ocorrido semana passada, foi o tema levado por Adenival Gomes (PT) à tribuna nesta segunda. O vereador afirmou que a empresa que pediu a reintegração de posse do terreno não é a proprietária legal da área, sugerindo que o local seja desapropriado para atender interesses sociais. Gomes pediu, ainda, que a Prefeitura abra um canal de negociações junto ao Ministério Público, para facilitar o contato de famílias que não têm para onde ir.

Riscos
A vereadora Professora Josete (PT) também defendeu a garantia de moradia a todos. Para ela, que disse aguardar ações efetivas do poder público, os sem-teto não podem continuar à beira do asfalto, correndo riscos.

Políticos
Já o vereador Jair Cézar (PSDB) afirmou que o principal é analisar a participação de políticos na invasão, conforme denunciado pela imprensa, principalmente pelo momento de campanhas eleitorais, quando a ocupação ocorreu. Avaliou, ainda, que a Cohab está fazendo sua parte, atendendo um a um os inscritos na fila.