Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 28/10/2008 20h05, última modificação 22/06/2021 08h45
Rosenmann
Homenagem especial em virtude do falecimento, no último final de semana, do deputado federal Max Rosenmann (PMDB) tomou parte da sessão plenária desta terça-feira (28), na Câmara de Curitiba.

Reconhecimento
A iniciativa, pelo reconhecido trabalho do representante paranaense, foi do vereador Jair Cézar (PSDB), com quem o parlamentar tinha estreito laço de amizade. Político dos mais atuantes, Max Rosenmann foi responsável por diversas emendas orçamentárias dirigidas ao Estado. Foi creditada a ele a transformação do trevo do Atuba, conforme esclareceu Jair Cézar.

Mattos Leão
Outro a ser lembrado na Casa, pela vereadora Nely Almeida (PSDB), foi o ex-senador e ex-deputado João de Mattos Leão, também ex-presidente do diretório estadual do PFL. Seu falecimento ocorreu na última quinta-feira, tendo deixado rica história na política local. Foi o introdutor do ensino superior na cidade de Guarapuava.

Jornalista
Jornalista paranaense nascido em Londrina, com extenso currículo na imprensa da capital e norte do Estado, no jornal Folha de Londrina, Creso Luiz de Moraes, falecido neste ano, recebeu homenagem na Casa. Partiu da vereadora Julieta Reis (DEM).

Ciclismo
O Grande Prêmio Curitiba de Ciclismo deve ser incluído como parte das comemorações do aniversário de Curitiba, a ser realizado preferencialmente no dia 29 de março. A proposta, de autoria do vereador Luizão Stellfeld, foi aprovada por unanimidade na tarde desta terça-feira (28), na Câmara de Curitiba.

Segurança
Sinalização de segurança nas vias com estabelecimentos de ensino foi aprovada em primeiro turno na Câmara de Curitiba, nesta terça-feira. O projeto de lei comemora dez anos da criação do Código de Trânsito Brasileiro e pretende preservar a vida dos estudantes curitibanos. A proposta é do vereador Jorge Bernardi (PDT).

Orçamento
O assessor de relações institucionais do Hospital Erasto Gaertner, Mário Luiz Bosso, trouxe à Casa sugestão da entidade hospitalar para inclusão no orçamento municipal. A exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, a solicitação enumera como necessidades a aquisição de um mamógrafo com estereotaxia e um tubo de tomógrafo para atender o departamento de imagem do HEG.

Agradecimento
Em 2007, o hospital foi agraciado com emenda orçamentária, fruto de consenso de diversos parlamentares. A destinação ajudou no atendimento e na qualidade do serviço prestado.

Pacientes
Através do SUS, o hospital atendeu 234.781 pacientes, o que justifica a injeção municipal para dar suporte ao centro de referência na prevenção, diagnóstico, tratamento e cura de pacientes com câncer.

Comentário
Para o vereador Adenival Gomes (PT), foi lamentável a falta de atenção ao grupo de representantes da ocupação da Fazendinha, que pediu auxílio a diversos órgãos. Atos de violência que marcaram a reintegração na última semana também foram lamentados pelo parlamentar.

Cohab
Gomes defende participação da Cohab no processo de atendimento às famílias, que buscam moradia. Ainda segundo o vereador, “não procedem os comentários feitos em relação à forma de ocupação e seu desfecho.”

Má-fé
Adenival acredita que houve má-fé na condução da ocupação e pede que o Ministério Público investigue as ocorrências. O parlamentar disse falar com conhecimento de causa, “por acompanhar os acontecimentos de movimentos pró-moradia.”

Comissão
A formação de uma Comissão Especial para cuidar deste tipo de assunto também foi pedida por Adenival Gomes, na tribuna Munhoz da Rocha. “A moradia popular tem que ser tratada com mais seriedade”, disse.

Resposta
Para o líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSB), os relatos da oposição sobre a ocupação do bairro Fazendinha não procedem. “Falsos líderes levam centenas de famílias ao desespero. E o Legislativo não pode interferir num caso sub judice”, afirmou.

Fila
Mario Celso lembrou que a fila da Cohab (60 mil inscritos) vem sendo organizada com credibilidade e respeito à política habitacional. A prioridade é para famílias com até dois salários mínimos. O parlamentar condenou ações de ocupação irregular e lembrou que o governo federal ainda não resolveu o déficit de 7 milhões de unidades populares no País, em quase seis anos de mandato.

Ações
Cerca de 32 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações da política habitacional do município, informou. O vereador citou diversos títulos de propriedade entregues pela atual administração.

Funcionalismo
Professora Josete, vereadora pelo PT, parabenizou a passagem da data do funcionário público, nesta terça-feira (28), lembrando condições e execução de trabalho dos servidores do município, aos quais se inclui, como professora de rede fundamental.

Famílias
A respeito da ocupação, Josete defendeu o conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, dados e verificação. Lembrou que os invasores não têm lugar fixo para ir. “Ninguém fica na rua tendo condições de moradia decente.”

Performance
Em Londrina, a eleição para prefeito do deputado federal Antonio Belinati (PP) foi comentada na tribuna pelo líder do partido na Casa, vereador Ângelo Batista. Falou da performance da sigla, que alcançou índices favoráveis nas últimas eleições, fortalecendo sua representatividade.

Osmar
O vereador Roberto Hinça (PDT) estendeu comentários feitos a respeito da eleição de Londrina. Falou sobre o fortalecimento da bancada de seu partido na Assembléia Legislativa do Paraná, que, em decorrência disto, assume mais importância. Discorreu, ainda, sobre os novos desenhos que a política paranaense terá a partir deste pleito. Hinça também adiantou uma provável candidatura de Osmar Dias para o governo do Estado.

Kassab
Outro parlamentar a destacar o resultado das eleições deste domingo (26) foi o líder do prefeito Beto Richa. Entre tantos comentários, Mario Celso elogiou a reeleição do prefeito Gilberto Kassab (DEM), em São Paulo.