Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 07/10/2008 18h55, última modificação 22/06/2021 08h13
Viagem
O vice-prefeito Luciano Ducci (PSB) responderá pela cidade até o dia 16 deste mês, durante a ausência do prefeito reeleito Beto Richa, que, em ofício à Casa, comunicou que fará viagem, após o período eleitoral.

Presença
O candidato eleito do PSL, Dirceu Moreira, esteve presente na primeira sessão plenária após as eleições, nesta terça-feira (7), na Câmara de Curitiba. Moreira conquistou 2.593 votos e foi o último candidato a integrar as 38 cadeiras do Legislativo.

Eleitos
Também acompanharam a sessão os candidatos eleitos Tico Kuzma (PSB), que retorna à Casa com apoio de 7.298 eleitores; Renata Bueno (PPS), filha de Rubens Bueno, presidente estadual do PPS, que obteve 4.984 votos, e Odilon Volkmann, eleito pelo PSDB com 5.387 votos.

Litoral
O segundo vereador mais votado de Matinhos, Durval Ferreira Romualdo (PDT), também participou da sessão.

Resultados
Comentaram os resultados das urnas, na tribuna do plenário, os vereadores reeleitos Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito na Casa, o primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), e Pastor Valdemir Soares (PRB). Ainda usaram a tribuna os vereadores José Roberto Sandoval (PTB), Angelo Batista (PP) e Paulo Salamuni (PV), embora não tenham conseguido a reeleição. Salamuni homenageou o processo democrático e os candidatos eleitos.

Sensação
Salamuni, líder do PV, comentou o expressivo resultado da legenda, afirmando que “o Partido Verde foi a ‘sensação’ desta eleição.” Ao defender o regime democrático, afirmou que, “para haver democracia justa e eficaz, é preciso uma reforma política.” Parabenizou o companheiro reeleito, vereador Aladim Luciano, e se solidarizou com o vereador Sérgio Ribeiro, também do PV, atual segundo-secretário da Câmara, que não retornará no próximo ano à Casa.

Agradecimento
Não reeleito, o vereador Angelo Batista (PP) ocupou a tribuna para lamentar que os 4.650 votos que conquistou não garantiram uma cadeira na Casa, mas comemorou a preferência de grande parcela da população pelo seu nome. Agradeceu, ainda, a dedicação da equipe a seu favor.

Performance
André Passos, que foi coordenador da campanha petista à Prefeitura, falou na tribuna sobre as circunstâncias do voto, que elege ou rejeita nomes de expressão. “Temos que reconhecer que o PT teve uma grande derrota em Curitiba, muito disto por mérito do governo Beto Richa.”

Continuidade
Para Passos, esta foi uma eleição da continuidade, porque possibilitou vitória aos prefeitos que estavam no poder e derrota, para os que almejarvam o posto. Afirmou, também, que o partido continuará a fiscalizar ações públicas.

Resgate
O vereador petista, que rejeita o sistema de parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, desejou que os novos parlamentares exerçam o resgate necessário no poder Legislativo.

Vitória
Para a vereadora Nely Almeida (PSDB), o seu partido foi o grande vencedor das eleições na cidade, tanto em relação aos vereadores quanto ao prefeito. Parabenizou a contribuição partidária ao desenvolvimento de Curitiba e afirmou que o prefeito, reeleito com 77% de aprovação, está credenciado a qualquer posição de destaque na política.

Surpresa
“Eleição é uma caixa de surpresa. Cada uma, pode ser bem diferente de outra, sem respeito à lógica. A democracia é bonita por causa disso, porque oferece oportunidade para todas as pessoas participarem.” Palavras da vereadora reeleita Julieta Reis (DEM).

Confiança
A parlamentar agradeceu, na tribuna da Casa, “os votos de confiança,  que significam a possibilidade de bem representar os eleitores.” Na sua avaliação, a política existe como uma forma de articulação para prevalecer o interesse da maioria. “E contar com a participação da comunidade é fundamental”, acrescentou.

Democratas
Julieta Reis considerou que o partido saiu fortalecido da campanha, com a representação de outros integrantes para formar a bancada dos Democratas na Casa.