Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 15/09/2008 17h05, última modificação 22/06/2021 07h39
Aprovados
Foram aprovados todos os quatro projetos de lei que liberam a utilização de créditos adicionais já previstos no orçamento municipal para investimentos em novas obras públicas. A votação de segundo turno acontece nesta terça-feira (16).

Presença
Fazer valer o Regimento Interno da Câmara de Curitiba no que se refere ao comparecimento às sessões plenárias é o que pretendem os vereadores que subscreveram documento oficial. Encabeçam parlamentares da Mesa Executiva e lideranças.

Limite
Os parlamentares que assinaram o pedido de limitar o número de faltas às sessões plenárias em apenas três consecutivas ou cinco alternadas querem cumprimento às prerrogativas do artigo 17 do Regimento Interno.  

Preventiva
A medida, de acordo com a justificativa, é preventiva. Para que a ausência de alguns, além do previsível pelo Regimento, não prejudique aos demais.

Pedestres I
Prejuízo aos pedestres na travessia da Linha Verde é uma das preocupações estampadas por parlamentares na sessão desta segunda-feira (15). Alegam que o projeto colocou em segundo plano o pedestre de modo geral e aquele que pretende embarcar ou desembarcar nas estações do transporte coletivo.

Pedestres II
Tais críticas  foram rebatidas pela bancada de liderança, lembrando-se que "a população está mostrando que aprova todas as obras em andamento na cidade, inclusive esta." Na realidade, o trajeto da Linha Verde, que substitui parte da BR-116 no trânsito de acesso à cidade, possui poucos conglomerados habitacionais.  

Crescimento
Entraram na discussão desta sessão plenária os investimentos aplicados em Curitiba na área social e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O papel do presidente da República e seu desempenho foram lembrados por alguns  vereadores.

Rebate
Por conta disto,  bancadas de oposição e situação da Casa acirraram o debate em relação ao processo eleitoral. Enquanto uns questionam a saúde e investimentos, outros  contabilizam os pontos positivos da atual administração, considerando os elevados índices de aprovação.

Confiança
A confiabilidade da atual gestão administrativa da cidade foi ressaltada nesta discussão. O fato de obras terem extrapolado o plano de governo, segundo alguns vereadores, é um dos fatores que geraram a confiança da população na atual administração, "com índice muito baixo de rejeição."

Jornada
Ampliação da jornada dos educadores da rede municipal em um terço sobre o período de trabalho atual  foi solicitada por vereadores, na tribuna do Legislativo, como compromisso  ao próximo prefeito eleito. O pedido leva em conta alterações feitas na lei federal sobre a carreira do magistério no ensino fundamental.