Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 17/06/2008 19h40, última modificação 21/06/2021 11h13
Emendas I
A segunda sessão para recebimento de emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2009 (LDO) foi nesta terça-feira (17). O Departamento de Plenário aguarda um número significativo de sugestões para  protocolo nesta quarta (18), último prazo.  

Emendas II
Políticas públicas de favorecimento e fortalecimento à cidadania feminina e construção de dois núcleos de proteção ao cidadão estão previstas em mensagem de crédito adicional que também entrou em  fase  de emendas. Para esta proposta foi solicitada verba de R$ 299 mil, prevista  em dotação orçamentária do exercício anterior.

Segurança
A contratação de 500 novos guardas municipais para Curitiba foi anunciada em plenário pelo líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSB). Acompanhava a sessão o secretário municipal da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos.

Trabalho
Com trabalho religioso reconhecido pela comunidade do  bairro Portão, a presidente da  Igreja Evangélica Luterana de São Paulo,  Nara Margaret Tomm, recebeu votos de louvor por indicação do primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT). Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil,  Nelson Lautert, e o ex- vereador Julio Ando acompanharam o ato,  compondo a mesa de autoridades, durante a sessão.

Visita I
Estiveram em plenário, também nesta terça, o suplente de vereador  João do Suco (PSDB) e Egon Emilio Tereziany, da Justiça Trabalhista, acompanhando as votações.

Visita II
O vereador da Câmara de Cascavel, Fernando Dias Lima (PCdoB), acompanhado pelo assessor e  advogado Edson Pereira de Souza, assistiu à plenária. Foi recebido pelo líder da bancada do partido na Casa, Luizão  Stellfeld.

Secovi
Presidente do Secovi e um dos vice-presidentes da Fecomércio, o empresário Luiz Carlos Borges da Silva será, a partir desta terça-feira à noite,  cidadão honorário de Curitiba, por indicação  do vereador Roberto Hinça (PDT).

Estatuto
Para a vereadora Professora Josete (PT), falta mais conhecimento e análise aprofundada de segmentos setorizados e afinados com a política da  área infantil. A observação feita pela parlamentar diz respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que está completando 18 anos. O documento é considerado por ela “como um dos mais avançados e de referência mundial, que poderia, porém, ser melhor aproveitado.”

Infláveis
Ricardo Rodrigues Fragoso e Eugênio Guilherme Tolstoy De Simone, diretores da ABNT, acompanharam parte da sessão plenária. Fragoso ressaltou o importante trabalho da CE curitibana ao detectar a necessidade de regras para fabricação e uso de brinquedos infláveis, que gerou demanda de estudos em nível nacional.