Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 11/06/2008 19h10, última modificação 21/06/2021 11h01
Aliança
O líder do PPS na Câmara de Curitiba, vereador Zé Maria, confirmou, em pronunciamento na tribuna, o apoio do partido à candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB) à reeleição. Um encontro na sede do PPS, na manhã desta quarta-feira (11), que reuniu lideranças partidárias das legendas, formalizou a aliança.

Propostas

Conforme Zé Maria (PPS), foram sugeridas propostas a Richa, de acordo com as necessidades da população. “O maior programa é o planejamento urbano”, disse, lembrando que o partido também defende a integração da região metropolitana e a valorização do quadro de servidores, com regular realização de concursos públicos.

Lamentou
O vereador Mestre Déa (PRTB) justificou, na tribuna da Casa, sua adesão ao partido no ano passado e lamentou a aliança com o PTB, reafirmando seu apoio ao prefeito Beto Richa. De acordo com o parlamentar, sua entrada no PRTB ocorreu porque havia uma sinalização neste sentido e para reforçar a base governista na Câmara. Além disso, “o partido é jovem, com boas propostas, onde posso defender minhas bandeiras, as mesmas da atual administração.”

Trabalho infantil

Líder de oposição na Casa e presidente  da Comissão de Segurança, o  vereador Pedro Paulo (PT) ressaltou  a necessidade de mais  políticas públicas para a juventude, enfocando o 12 de junho, dia de combate  à exploração do trabalho infantil. A  data  é mundial e requer, segundo ele, “muita reflexão a respeito dessa situação no Brasil.”

Formação
A formação de conduta e cidadania são dois fatores abordados pelo vereador  prejudicados pelo  trabalho infantil. O chavão  “lugar de criança é na escola” é, para o parlamentar, condição essencial para formação do futuro cidadão, em todos os sentidos.

Atividades

Divergiram de Pedro Paulo os vereadores José Roberto Sandoval (PTB) e Elias Vidal (PP). Para os parlamentares, as crianças e adolescentes até os 18 anos podem desenvolver atividades, desde que sejam dignas e ajudem na formação. Frisaram, entretanto, que são contrários à exploração infantil.

Bibliotecas

O 1.º Encontro da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba, realizado  no Centro de Convenções nesta tarde, sob coordenação da secretária Eleonora Fruet foi comentado pelo vereador Angelo Batista (PP) na Câmara. Segundo o parlamentar, o evento visa estimular o uso das bibliotecas existentes nas escolas municipais da cidade, que totalizarão 150 até o final do ano.

Incentivo
Como representante da Casa, Angelo Batista (PP) destacou aos participantes do encontro a importância de incentivar crianças e jovens a tomarem gosto pela leitura. “Grandes nomes da literatura local e nacional estão envolvidos nesse projeto, que continua até o dia 13”, informou aos demais vereadores.