Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2008 20h20, última modificação 21/06/2021 09h56
Horário
A prestação de contas das ações da Secretaria Municipal da Saúde ocupou todo o horário da sessão plenária desta segunda-feira (12). A secretária, Edimara Fait Seegmüller, estava acompanhada de uma equipe técnica composta por Inês Kultchek Marty, Marinete Afonso de Melo, Anna Paula Penteado e Eliane Chomatas.

Lotação I
Diante dos mais de 36% de atendimentos em saúde para pacientes de fora de Curitiba, o vereador Luis Ernesto (PSDB) sugeriu que os prefeitos da região metropolitana sigam o exemplo do bom serviço prestado na capital. Os postos de saúde de Curitiba, segundo ele, não ficariam lotados.

Lotação II
A opinião foi compartilhada pelo líder do PSDB, Paulo Frote. O parlamentar informou que a maioria dos atendimentos feitos na Unidade de Saúde Boa Vista é voltada à população de Almirante Tamandaré e Colombo, que, de acordo com ele, “ainda reclama do atendimento e da espera.”

Lotação III
Líder do prefeito, o vereador Mario Celso Cunha (PSB), informou que todas as prefeituras recebem recurso para aplicar na saúde e muitas delas não fazem o repasse ao setor, enviando o paciente para ser atendido na capital. Mario destacou os prejuízos financeiros acarretados para Curitiba, que recebe verba proporcional ao número de habitantes.

Drogas
Ações na área da saúde mental devido às drogas foram questionadas pelo líder do PT, vereador Pedro Paulo. Edimara Seegmüller lamentou que apenas a saúde não seja capaz de melhorar os números, já que também é necessário atendimento social e não somente a desintoxicação. A secretária destacou que a reincidência é muito alta nos casos de drogadição.

Dengue
Tico Kuzma (PSB) afirmou ter acompanhado as ações contra a dengue nos bairros Pinheirinho e Portão. Nestes bairros, já foram coletados mais de 500 toneladas de lixo, possíveis focos da doença.

Unidade I
Ao responder ao vereador Elias Vidal (PP) sobre o fechamento do Unidade de Saúde do Boa Vista, a secretária afirmou que, em dez meses, a nova estrutura, em novo endereço, estará em atividade. A reforma deste local, segundo ela, foi indispensável para adequar o espaço físico. A futura unidade ficará na Avenida Monteiro Tourinho.

Unidade II
A secretária Edimara Fait Seegmüller informou, ainda, que estão sendo distribuídos informativos com o novo endereço da unidade no antigo local, onde uma ambulância também está à disposição da população, no caso de algum atendimento urgente.

Especializadas
Em aparte, o vereador Adenival Gomes (PT) destacou que Curitiba possui uma excelente estrutura no setor da saúde, porém considera “insuficientes os atendimentos de consultas especializadas.” Em contrapartida, a secretária informou que, nos últimos quatro anos, estes atendimentos tiveram um aumento em 50%.

Hospital do Idoso
Com relação à implantação do Hospital do Idoso e respondendo questionamento do vereador José Roberto Sandoval (PTB), a secretária esclareceu que a obra deve levar 15 meses, com inauguração prevista para o começo de 2010. O estabelecimento oferecerá 141 leitos, centro de atendimento especializado, entre outros benefícios.

Exemplo
Angelo Batista (PP), presidente da Comissão de Saúde da Casa, elogiou o programa Mãe Curitibana, voltado às mulheres grávidas, premiado nacionalmente nos quesitos de ações contra mortalidade infantil e na saúde da mulher, “servindo de exemplo para outros Estados do País.” Mario Celso Cunha (PSB) informou que o programa já foi copiado por José Serra em São Paulo.

Gripe
A meta de 80% de cobertura da vacina contra gripe foi atingida pela saúde municipal na semana passada. De acordo com Edimara, o período de vacinação foi prorrogado para que se atinja o máximo de pessoas acima dos 60 anos. O assunto foi lembrado pelo vereador Aladim Luciano (PV).

SUS
O líder do PPS na Casa, vereador Zé Maria, agradeceu o atendimento realizado pelo SUS nas escolas especiais, destacando o trabalho de fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Sugestões
Sugestões foram apresentadas à secretária pelo vereador Paulo Salamuni (PV). Entre elas, dois projetos de lei de sua autoria. Além da criação do programa Plantando Vida, Salamuni quer instituir normas para proteção e segurança de recém-nascidos e crianças internadas em hospitais municipais e maternidades.

Enfermeira
O Dia Internacional da Enfermeira foi lembrado por diversos vereadores, na tarde desta segunda-feira. Roseli Isidoro (PT) e Tico Kuzma (PSB) ressaltaram a importância da categoria para o setor de saúde.

Elogios
Diante dos números e dados expostos pela secretaria, o líder do prefeito afirmou que Curitiba mantém a linha de saúde que Beto Richa esperava. Mario Celso Cunha comentou, ainda, que tudo o que foi prometido por Richa já foi possível realizar em dobro. Serginho do Posto (PSDB) disse que os números revelam avanços e “Curitiba está no caminho certo.”

Presenças
Acompanharam a prestação de contas representantes dos distritos sanitários de Santa Felicidade, Bairro Novo, Matriz, Pinheirinho e CIC, além de membros do Departamento Financeiro de Saúde e setores de epidemiologia e do Hospital Cajuru.