Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 30/04/2008 20h20, última modificação 21/06/2021 08h37

Política
Os vereadores da Câmara de Curitiba deram as boas vindas, na sessão desta quarta-feira (30), a Adenival Gomes (PT), empossado nesta terça (29) na cadeira de Valdenir Dias (PSB), por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE). Coligações e reforma política também foram abordadas pelos parlamentares.

Alianças
Apesar de cumprimentarem Adenival Gomes, os vereadores lamentaram a saída de Valdenir Dias. As alianças, como as feitas na época e que os petistas alegam prejuízo ao partido, “atrapalham a democracia e o equilíbrio de forças”, considerou o vereador Paulo Salamuni (PV).

Pela população
O primeiro-secretário da Casa, vereador Celso Torquato (PSDB), acredita que quando um presidente da República é eleito deve esquecer o partido e trabalhar pela população. Torquato defendeu, ainda, necessidade de reforma política urgente no País.

Dificuldade
Em seu primeiro dia de sessão plenária, o vereador Adenival Gomes (PT) considerou, na tribuna, que a coligação feita pelo partido nas eleições de 2004 foi equivocada e serviu de lição ao PT. O vereador destacou a dificuldade, em número de votos necessários, que os candidatos enfrentam para se eleger.

Lembrança
A concessão de cidadania honorária curitibana à cantora Inezita Barroso, proposta por Gomes (PT) em 2004, foi lembrada pelo vereador Angelo Batista (PP). Para ele, a cultura brasileira foi homenageada através da artista.

Saúde
Angelo Batista (PP), que preside a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Casa, elogiou a entrega do Prêmio Mérito Saúde, realizada pela Casa na última segunda-feira (28). O vereador salientou que foram reconhecidas 11 personalidades da saúde de Curitiba, “da mais alta qualificação profissional.”

Dengue I
Ao prestar contas das ações do Executivo, o líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSB), destacou o sucesso da campanha contra a dengue, que conta com a participação de mais de mil  pessoas, entre servidores da Prefeitura e voluntários. Segundo o parlamentar, só na primeira etapa, realizada dia 19 deste mês, mais de 50 mil pessoas receberam orientações sobre as maneiras de combater o mosquito da dengue.

Dengue II

O líder informou que até 21 de junho, todos os sábados, das 9h ao meio-dia, uma equipe multidisciplinar, formada por agentes comunitários de saúde e educadores ambientais, continuará o trabalho de orientação da população e recolhimento de lixo. “Serão colhidos materiais que possam acumular água parada nas residências e servir como criadouro do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.”

Jornada I
O vereador Manassés Oliveira (PRTB) defendeu a redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais. Segundo o parlamentar, a medida  pode gerar até 40 mil novos empregos em Curitiba. Manassés informou que nesta quinta-feira (1º de maio), Dia Internacional do Trabalho, irá se reunir com a força sindical, em frente ao Palácio Iguaçu, quando o tema será abordado.

Jornada II
A vereadora Professora Josete (PT) comunicou sobre a romaria do trabalhador em Curitiba, também neste dia 1º. A mobilização é pela jornada de trabalho de 40 horas, sem diminuição de salário. Segundo a parlamentar, a saída será da Rua José Maurício Higgins, esquina com a Rua O Brasil para Cristo, no Boqueirão, às 9h, seguindo até a Paróquia Nossa Senhora da Paz, nas intermediações do terminal daquele bairro.

Pesquisa
Preocupado com o crescente número de moradores de rua em Curitiba, o vereador Pedro Paulo (PT) colocou em discussão pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O levantamento, conforme o parlamentar, mostra que a maioria dos moradores de rua brasileiros são alfabetizados e têm atividade remunerada. Na sua opinião, é preciso discutir mais o assunto e criar novas políticas de atendimento à criança e adolescente.