Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 05/03/2008 19h45, última modificação 21/06/2021 06h56
Sotto Maior
O novo procurador geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, receberá,  na Câmara de Curitiba, votos de louvor, por acordo dos líderes Mario Celso Cunha (PSB) e Pedro Paulo (PT), com aval de diversos vereadores. Sotto Maior  foi o procurador mais votado na eleição do MP em fevereiro e  há mais de 30 anos atua na instituição, defendendo, principalmente, causas relacionadas à infância e juventude. Foi, também, um dos idealizadores do Estatuto da Criança e Adolescente.

Gabeira
O consenso político  do PV no Rio de Janeiro em torno do nome do deputado federal Fernando Gabeira (PV) para disputar a prefeitura daquela cidade foi comentado pelo líder do partido na Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni. Segundo ele, estão cotados para vice  a juíza Denise Frossard e o ator e vereador Stepan Nercessian. A proposta  diferenciada do PV foi destacada por Salamuni.

Internacional
A equipe de ginastas da Associação Curitibana de Ginástica Rítmica (Aginarc), campeã da Copa Panamericana em 2007, em San Salvador, recebeu votos de louvor do vereador Tito Zeglin (PDT). Cinco ginastas e também a técnica, Simone Valente Ribeiro, que há oito anos fundou a escola, foram recebidas pelos parlamentares durante sessão plenária.

Apoio a Richa
O vereador Elias Vidal (PP) registrou que compartilha da mesma opinião do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, quanto às eleições municipais em Curitiba. Para ambos, Beto Richa é imbatível e sairá vencedor, já que, além dos grandes feitos, tem ao seu lado a maioria da população. O apoio do deputado estadual  Mauro Moraes (PMDB) a Richa também foi anunciado em plenário pela vereadora Julieta Reis (DEM).

Prestação de contas
O líder do prefeito na Câmara, Mario Celso Cunha (PSB), ao prestar contas das atividades desenvolvidas pelo Executivo, destacou audiência pública que será realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Parque Barigüi, no próximo dia 12, quando irão abordar o controle ambiental e desenvolvimento sustentável.

Loteria

O sistema de divisão orçamentária  da Timemania, que destina 22% para os clubes de futebol, foi criticado no plenário da Câmara pelo vereador Serginho do Posto (PSDB). O parlamentar também considerou irrisório o repasse de 3% para o sistema penitenciário. Educação e segurança  ficaram de fora.

Piso regional
Vereador e presidente  do PT, André Passos, anunciou, em plenário, o debate mantido em  encontro das centrais sindicais com o governador Roberto Requião, que resultou no aumento do salário mínimo regional a partir de 1º de maio. Passos informou que participou da negociação. O piso regional vai variar de R$ 527 a R$ 547,80.