Notas de plenário
Cartões corporativos
A convite do vereador Jair Cézar (PSDB), o senador Alvaro Dias (PSDB) esteve em visita à Câmara de Curitiba, na tarde desta segunda-feira (7). Entre os temas abordados, o segundo vice-presidente do Senado deu maior enfoque ao direito do sigilo da fonte, “garantido pela Constituição Federal”. Para Dias, “preservar a fonte é uma tarefa de todos, população, parlamentares e imprensa.”
No plenário
Os assessores Paulo de Tarso Abbas e Antonio Silveira Brasil Filho acompanharam o senador Alvaro Dias. Também estiveram no plenário as representantes do Instituto de Educação Contemporânea à Distância (ensino fundamental e médio), Marina Takaki e Holinda Hageneier Borges Pinto.
Jornalistas
No Dia do Jornalista, Márcio Rodrigues, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, esteve na Câmara para alertar e sugerir medidas enérgicas quanto às agressões físicas sofridas por jornalistas no cumprimento dos seus deveres profissionais. O último caso aconteceu no mês passado, em Almirante Tamandaré.
Evangelino
O ex-presidente do Coritiba Football Club, Evangelino da Costa Neves, foi lembrado durante sessão plenária com um minuto de silêncio, por solicitação do vereador Luizão Stellfeld (PCdoB). Evangelino, que faleceu no último sábado (5), comandou o clube durante mais de 20 anos.
Posse
O líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), comemorou a indicação de Olympio de Sá Sotto Maior Neto ao cargo de procurador geral de Justiça do Estado. O líder convocou todos os parlamentares a prestigiarem a posse de Sotto Maior, às 18h desta segunda-feira.
Urbanização I
Autoridades políticas federais, estaduais e municipais marcaram presença na inauguração de obras de urbanização de áreas irregulares no bairro Parolin, em Curitiba. O vereador André Passos (PT) destacou a necessidade da presença de todos os parlamentares. Por este motivo, a sessão plenária foi encerrada mais cedo, a pedido do líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), que ressaltou a importância do fato.
Urbanização II
O Ministro das Cidades, Márcio Fortes, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, vieram a Curitiba especialmente para o início das obras de urbanização da Vila Parolin. Para Mario Celso (PSB), “o programa de urbanização, que envolve 39 vilas, vai transformar a vida de muitos curitibanos.” Avanço na qualidade de vida é o principal quesito, segundo o parlamentar.
Urbanização III
A vinda de autoridades federais para o lançamento das obras que envolvem verbas do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, reforça, segundo André Passos (PT), a importância dos projetos liberados pelos vereadores. Serão atendidas 8.833 famílias no Programa Moro Aqui.
De acordo com o vereador Pedro Paulo, líder do PT na Casa, o ministro das Cidades retorna a Curitiba no próximo dia 18, para vistoriar obras habitacionais do governo estadual.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba