Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 02/04/2008 20h20, última modificação 21/06/2021 07h53
Retorno
O vereador Manassés Oliveira (PRTB) reassumiu sua cadeira na Câmara de Curitiba na tarde desta quarta-feira (2). Para cumprir o prazo de desincompatibilização previsto pela lei eleitoral, o parlamentar, candidato à reeleição, deixou a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, onde vinha promovendo ações para elevação da ocupação de mão-de-obra.

Comissão
A idéia de formar uma comissão, na Câmara de Curitiba, para discutir o destino do lixo tecnológico, devido aos impactos causados ao ambiente, foi proposta por Edgar Spitz Pinel, do Comitê pela Democratização da Informática (CDI). Pinel esteve na Câmara a convite do vereador Pedro Paulo (PT), em ocasião da semana municipal da inclusão digital, comemorada na última semana de março.

Crédito
Foi encerrado na sessão desta quarta-feira o processo de recebimento de emendas ao projeto de liberação de verbas para custear o Programa de Incentivo à Agricultura Urbana e Periurbana. A mensagem da Prefeitura, em tramitação na Casa, retorna, agora, à Comissão de Economia, para parecer técnico que possibilite sua votação pelo plenário já na próxima semana.
 
Assédio moral
Enquanto aguarda votação pelo plenário, a vereadora Professora Josete (PT) colocou em discussão projeto de sua autoria que trata sobre o assédio moral. Segundo a parlamentar, é preciso punir todo tipo de ação que atinja a auto-estima e a segurança do trabalhador ou que prejudique a evolução da carreira profissional ou estabilidade do vínculo empregatício.

Imprensa
Críticas severas à “desinformação ou má-fé” de alguns veículos da imprensa fizeram parte dos debates na tribuna da Câmara. Para os parlamentares, o foco tem conotações políticas e eleitorais, colocando a população contra a instituição pública, utilizando-se de informações distorcidas e desprezando a importância das discussões feitas na representatividade da cidade.

Omissão
O vereador Serginho do Posto (PSDB) condenou, mais uma vez, a omissão de concessionárias como a Ecovia e ALL (América Latina Logística). Em relação à ALL, reclamou da precariedade de conservação e também  atenção aos que residem junto às linhas férreas, na zona urbana de Curitiba. O parlamentar levou o caso ao Ministério Público.

Teatro
O grupo empresarial Positivo presenteou Curitiba,  conforme comentário do vereador Jorge Bernardi (PDT), com a inauguração de um dos maiores espaços culturais do País, o teatro da Universidade Positivo. Representa, hoje, segundo ele, a devolução do incentivo recebido há 25 anos, de redução dos tributos municipais.