Notas das sessões plenárias de 13 de outubro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 13/10/2015 17h40, última modificação 04/10/2021 10h21

*A Câmara promoveu hoje, além da sessão ordinária que regimentalmente ocorre das 9h às 12h, uma extraordinária durante a tarde para a votação do Refic 2015.

Ônibus velhos
Em sua fala durante o Pequeno Expediente, Chico do Uberaba (PMN) destacou a matéria publicada pelo jornal Gazeta do Povo, segundo a qual até o final do ano de 2016, Curitiba terá 300 ônibus com mais de dez anos de atividades circulando pelas ruas. De acordo com a matéria, tais veículos são menos confortáveis e estão mais sujeitos a defeitos. “A prefeitura vem se omitindo na recuperação do transporte coletivo de Curitiba e da Região Metropolitana. Está sendo uma madrasta”, reclamou Uberaba. Para ele, “a URBS deveria assumir seu papel”.

Denúncias de assédio
Chico do Uberaba também lembrou que na semana passada foram veiculadas pela imprensa denúncias sobre a ocorrência de assédios de natureza moral e sexual na URBS/SA. De acordo com Uberaba, o processo está tramitando em sigilo, mas houve um pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) para que o procedimento se tornasse público, com o objetivo de haver acompanhamento das decisões judiciais. “Qual foi a posição da Casa quanto a estas denúncias? Vou retornar ao tema para saber a posição do município”, asseverou o vereador. (Foto 1)

Denúncia de 2010
No início da sessão extraordinária, à tarde, o vereador Bruno Pessuti (PSC) corrigiu a data citada por Chico do Uberaba (PMN) pela manhã. “Os casos de assédio dentro da Urbs não são de 2012, de 2013. São de 2010, época da licitação, conforme citou o jornalista Celso Nascimento na Gazeta do Povo”, comentou Pessuti. Ele “agradeceu” o interesse de Chico de Uberaba no assunto, “uma vez que na época da aprovação do relatório da CPI do Transporte, ele tinha se manifestado contra”.
(Foto 2)

Raios X
Mauro Ignácio (PSB) encaminhou à prefeitura requerimento de pedido de informações em que pergunta se existem estudos técnicos para ampliação estrutural da UPA 24h Campo Comprido, visando a implantação de um equipamento de raios X (062.00411.2015). Se esta instalação não for viável ele indaga qual a previsão de se instalar este equipamento em local próximo para atendimento dos pacientes da regional Santa Felicidade. O requerimento foi lido em plenário.
(Foto 3)

Denominação
De autoria dos vereadores Bruno Pessuti (PSC) e Pier Petruzziello (PTB) é o projeto, também lido no Pequeno Expediente, que denomina um logradouro público como Niva Sabóia Khury (008.00012.2015). De acordo com a justificativa, a homenageada, que foi casada com o também já falecido deputado estadual Aníbal Khury, teve “intensa atuação na área da ação social”. Niva foi vice-presidente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Doutor Raul Carneiro e presidente da Associação das Senhoras dos Deputados Estaduais”.

Grama sintética
Na Tribuna Livre desta quarta-feira (14), Aluísio de Oliveira Dutra Júnior, secretário municipal do esporte, lazer e juventude falará sobre o projeto de construção de campos de grama sintética. O convite foi promovido pelo vereador Paulo Rink (PR), que em sua justificativa lembra que esses campos utilizam sistema de drenagem e escoamento das águas da chuva aprovado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). De acordo com Paulo Rink, “são campos homologados internacionalmente com alta performance e durabilidade”.