Notas da sessão plenária de 9 de setembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 09/09/2019 13h20, última modificação 10/11/2021 08h14


Novo Zoneamento
Com a audiência pública sobre o projeto de lei do Novo Zoneamento marcada para hoje à tarde, Serginho do Posto (PSDB) e Toninho da Farmácia (PDT) pediram a participação dos vereadores na atividade. Presidente de Urbanismo, Serginho adiantou que durante a semana, no anexo da presidência, “técnicos do Ippuc estarão tirando dúvidas dos parlamentares” e que na sexta “o colegiado se reúne em caráter extraordinário”. Professora Josete (PT) pediu emendas “que tragam avanços para as populações excluídas da cidade”. (Foto 1)

Esquadrão Antibombas
O trabalho do Esquadrão Antibombas da Polícia Militar, neste fim de semana, foi destacado pelo vereador Herivelto Oliveira (PPS) na CMC. “Dois artefatos foram localizados nas proximidades da Arena da Baixada, levados para uma área do bairro das Mercês, onde foram neutralizados numa ação que durou uma hora”, registrou. Herivelto também lamentou a queda de uma marquise no Centro. “Felizmente ninguém se machucou”, disse. (Foto 2)

7 de Setembro
O vereador Osias Moraes (PRB) elogiou as comemorações do 7 de setembro em todo o país, afirmando que Rafael Greca na Prefeitura Curitiba, Ratinho Júnior no Governo do Paraná e a presidência da República trabalham pelo bem dos brasileiros. “Bolsonaro segura com mãos fortes as rédeas desse país”, afirmou. Ele disse que as comemorações foram demonstrações de fé e de patriotismo e que “o povo deu um recado aos pessimistas: o Brasil está caminhando”. (Foto 3)

Procuradoria da Mulher

A sessão solene para a instalação da Procuradoria da Mulher da CMC será realizada no dia 19 de setembro, às 19 horas, no Palácio Rio Branco. O requerimento de Julieta Reis (DEM) fixando a data foi aprovado hoje, em votação simbólica, pelo plenário (061.00018.2019).

Mão única
Transformar em mão única a rua Lucas de Carvalho, entre as vias Lydia Bertholdi e Alda Bertholdi (203.00165.2019), é o que pede ao Executivo o vereador Mestre Pop. “É a rua onde passa o ônibus Rio Bonito, tem uma escola e um Cmei ali. Nela não tem como fazer travessia elevada, então fizemos um abaixo-assinado para que haja estudo transformando ela em mão única”, solicitou. (Foto 4)

Ausência do país

Em requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Pier  Petruzziello (PTB) informa viagem à Itália, entre os dias 4 e 12 de setembro, por motivos particulares (041.00017.2019). A comunicação de ausência do país é determinada pelo Regimento Interno do Legislativo.

Cargos comissionados
À Prefeitura de Curitiba, Noemia Rocha (MDB) pede informações sobre os cargos comissionados da administração pública direta e indireta, inclusive as exonerações, entre maio de 2018 e setembro passado (062.00428.2019). Ela questiona onde os servidores estão lotados, os respectivos salários, a proporcionalidade quanto à permissão legal e/ou recomendação legal; e o impacto das fusões e cortes do número de secretarias, conforme reestruturação aprovada pelos vereadores em junho passado, dentre outras indagações.

Manutenção de viadutos I
Mauro Ignácio (PSB) pede informações ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) sobre o monitoramento e a manutenção de viadutos em trechos urbanos de rodovias federais e estaduais. Dois requerimentos tratam de viadutos na BR-376, o Contorno Sul, sobre as ruas Raul Pompeia, no Caiuá, e Eduardo Sprada, no Campo Comprido (074.00039.2019 e 074.00040.2019, respectivamente).

Manutenção de viadutos II
As outras duas proposições tratam da manutenção de viadutos localizados na PR-418, o Contorno Norte, sobre as ruas Newton Laporte, em Santa Felicidade, e Justo Manfron, na Lamenha Pequena (respectivamente, 074.00041.2019 e 074.00042.2019). Todos os requerimentos perguntam ao Dnit sobre a periodicidade em que é feito o monitoramento desses equipamentos; projetos para eventuais reformas; e a existência, ou não, de laudos que atestem condições estruturais adequadas.

Pavimentação asfáltica
“Existe projeto para a implantação de pavimentação asfáltica na rua João Baptista Belinasso, no bairro Orleans? Qual [seria] o custo para a implantação de pavimentação asfáltica em toda extensão da referida via?”, pergunta Mauro Ignácio (PSB), em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba (062.00429.2019). Os dados, aponta, “poderão servir de parâmetro para a elaboração de emendas parlamentares quando da avaliação e votação do orçamento para 2020”.