Notas da sessão plenária de 9 de março - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 09/03/2016 15h15, última modificação 06/10/2021 07h58
Rotaract I
Devido às discussões durante a sessão plenária desta quarta-feira (9), foi cancelada temporariamente a realização da Tribuna Livre que estava marcada para hoje, em homenagem aos 48 anos do Rotaract Club (Rotary in Action). O vereador Paulo Salamuni (PV) autor do convite, solicitou a André Átila Bonilauri Mendes [governador e representante distrital do Rotaract] que retornasse em outra oportunidade para explanar com tempo as características da instituição, entidade formada por jovens que pertencem ao Rotary Club.

Rotaract II
De acordo com André, só em Curitiba existem 13 clubes Rotaract que promovem as mais diversas atividades, como um curso de ética nas escolas, em associação com o Instituto Maurício de Souza. “São atividades voluntárias que buscam estimular a cooperação e a solidariedade responsável”, ressalta ele, que complementa: “a população precisa saber dessas iniciativas e voltaremos, em outro momento, para trazer as explicações”.

Denominação I
O plenário acatou, em primeira votação, com 29 votos favoráveis, o projeto de Tito Zeglin (PDT) que denomina de Tereza Trentin Bernardi um logradouro público ainda não nominado (009.00022.2015). A homenageada é natural de Capinzal (SC). “Numa época em que as mulheres raramente saíam de casa para trabalhar, na década de 1960, tornou-se a primeira revendedora da Avon, no município de Herval dOeste, profissão que exerceu até a sua morte. Através do seu trabalho auxiliou na formação profissional de seus filhos”, justificou Zeglin. (Com foto)

Denominação II
Zeglin pediu o apoio à proposta e ofereceu a denominação como um “presente” a Jorge Bernardi (Rede), já que a homenageada é mãe do vereador e ontem (8), foi seu aniversário (leia mais). “Essa mulher prestativa, professora exemplar, durante sua juventude se prestou à sua comunidade. Nos deixou um exemplo, que é o [vereador] Bernardi. Sempre vi nele uma pessoa exemplar, convicto de suas opiniões e que não faz as coisas só para agradar. Isso se deve a sua formação”, garantiu Zeglin.


Cidadania honorária
Os vereadores aprovaram, em segunda votação, com 26 votos, a concessão do título de cidadã honorária à desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão (006.00012.2015). A homenageada, indicada por Jorge Bernardi (Rede), nasceu em Imbituva (PR) e se formou em Direito pela UFPR, ingressando na magistratura em 1982. Foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) entre 2011 e 2013. No biênio anterior, atuou como vice-presidente do órgão.

Utilidade Pública
Foi aprovado com 24 votos, em primeira análise, o projeto de Beto Moraes (PSDB) que declara de utilidade pública o Clube de Mães Rafran (014.00028.2013).

Por João Cândido Martins e Claudia Krüger