Notas da sessão plenária de 9 de maio - 2ª edição
Requerimento de urgência II
Passa a tramitar com urgência (071.00009.2018), na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto de lei que inclui o evento “Corpus Christi - Festa da Unidade e da Solidariedade”, celebrado anualmente 60 dias após a Páscoa, no calendário oficial da cidade (005.00057.2018). Com a medida, solicitada por vários vereadores, as comissões temáticas têm três dias para exararem seus pareceres. Concluído o prazo, a proposição é colocada para votação pelo plenário.
Requerimento de urgência II
“Assim como temos a Marcha para Jesus incorporada ao calendário oficial, estamos oficializando essa caminhada, que será realizada em Curitiba como evento local e oficial”, pontuou o presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB). A matéria chegou a ser analisada e votada favoravelmente pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) nesta terça-feira (8).
Prestação de Contas
A Câmara Municipal acatou o requerimento da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização para a realização, no dia 16 de maio, durante a sessão plenária, da audiência pública de prestação de contas do Executivo e do Legislativo, referentes ao primeiro quadrimestre de 2018 (054.00007.2018).
Circular Sul
“Como são organizados os horários da linha de ônibus 602 e 502 [Circular Sul horário e anti-horário]?”. Essa é a pergunta que Oscalino do Povo (Pode) quer ver respondida pela Prefeitura de Curitiba. No requerimento (062.00240.2018), ele se queixa de atrasos e ônibus que andam juntos, “passando dois ou mais no mesmo horário”. “Há motivo para que tal situação ocorra? Quais providências a Urbs toma? Há previsão de melhoria para as linhas mencionadas?”, também pergunta.
Imunização
Colpani e Dona Lourdes, ambos do PSB, pediram a retirada do substitutivo geral 031.00055.2017 ao projeto 005.00199.2017, para inclusão dos doadores de sangue nos grupos prioritários para imunização contra o vírus da gripe na rede municipal de saúde em Curitiba (073.00020.2018). Segundo os autores, a administração municipal solicitou a alteração do texto para que seja criada uma norma legal para a inclusão de grupos de interesse para o recebimento da imunização.
Mobilidade
Duas sugestões para o Executivo foram apresentadas pelo vereador Geovane Fernandes (PTB): a primeira para estudos a fim de implantar uma linha especial de ônibus entre o terminal do Hauer e do Sítio Cercado (201.00039.2018); a outra proposta é para a criação de uma ilha de escape para veículos na rua Francisco Derosso, para viabilizar o fluxo de veículos em ambos os sentidos da via (201.00040.2018).
Moradores de rua
A regulamentação da distribuição de alimentos a moradores de rua, em Curitiba, foi sugerida por Maria Leticia Fagundes (PV) ao Executivo (201.00041.2018). Segundo a autora, a matéria atende parecer do Ministério Público do Paraná (MPPR), que recomenda às FAS (Fundação de Ação Social) diversas providências quanto ao atendimento da população em situação de rua. Ela havia apresentado um projeto de lei neste sentido e pediu a retirada dele do trâmite regimental.
Evento na ACP
O presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), convidou os vereadores para reunião com o Conselho Político da Associação Comercial do Paraná (ACP), que será realizada nesta quinta-feira (10), às 8h30, na sede da entidade. Segundo o vereador, este será o primeiro encontro com o conselho na atual legislatura.
Pesar
Marcos Vieira (PDT) lamentou o falecimento de Leonilda Souza, liderança comunitária na região sul de Curitiba. De acordo com o parlamentar, foi uma perda “precoce”, pois a líder estava com 43 anos de idade. “Ela trabalhava com a juventude, especialmente na área cultural, no teatro”, recordou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba