Notas da sessão plenária de 9 de maio - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 09/05/2016 14h40, última modificação 06/10/2021 10h48
Nova sede
O vereador Professor Galdino (PSDB) registrou em plenário, nesta segunda-feira (9), a abertura de nova sede da legenda, na rua Mauá, a duas quadras do Centro Cívico. O espaço centralizará várias atividades da sigla, como a gravação dos programas para o horário público eleitoral gratuito. Para Galdino, a crise impactará o orçamento da União, e por consequência, os recursos do Fundo Partidário. “O PSDB está se adaptando à nova realidade”, disse o parlamentar.

Chapa pura
Galdino (PSDB) também relatou que, em reuniões do partido, o presidente do PSDB municipal, Juraci Barbosa, teria confirmado que a legenda terá “chapa pura” para os cargos majoritários e proporcionais. Segundo o vereador, ele, Marcos Traad e Paulo Martins disputam a indicação do PSDB para a Prefeitura de Curitiba. “O candidato será escolhido até o final de julho”, disse Galdino. “O partido está reestruturado, depois de cinco anos largados, após Derosso deixar a sigla”, completou. (Foto 1)

“Não mande emissários” I
“Quero mandar um recado ao prefeito”, disse Chico do Uberaba (PMN), “na hora que tiver que atacar algum dos vereadores, que faça pessoalmente, não mande emissários”. Sem dar detalhes, o vereador denunciou a utilização da estrutura da Prefeitura de Curitiba “para atacar vereadores na internet, durante o horário do expediente”. “E são pré-candidatos a vereador que fazem isso, criticam os vereadores, a mim e ao ex-prefeito Rafael Greca”, exemplificou. (Foto 2)

“Não mande emissários” II

No início da sessão plenária, quando é aberta a palavra para até cinco vereadores utilizarem o pequeno expediente, Chico do Uberaba fez a denúncia e criticou a ausência, naquele momento, do líder e do vice-líder do Executivo – Paulo Salamuni, do PV, e Jonny Stica, do PDT, respectivamente. “Nem liderança nessa Casa [o Executivo] tem mais”, disse. Chico voltou a chamar o prefeito Gustavo Fruet de “incompetente”.

Redação final
Os vereadores de Curitiba aprovaram, com 28 votos, a redação final do projeto de lei que autoriza o uso cumulativo do recuo frontal e da calçada em frente a bares, confeitarias, restaurantes, lanchonetes e similares (005.00068.2015). Na semana passada, uma emenda foi aprovada durante a votação do segundo turno, delegando ao Executivo a regulamentação dessa medida (leia mais) – por isso a votação extra, em redação final.

Minuto de silêncio
A Câmara de Curitiba observou um minuto de silêncio pelo falecimento do fundador do curso de Geologia da UFPR, João José Bigarella, aos 92 anos, na última sexta (6), a pedido do vereador Tito Zeglin (PDT). Zé Maria (SD) também registrou a morte de Wilson Galvão, seu cunhado, no fim de semana, vítima de um câncer terminal. (Foto 3)

Emenda orçamentária I

Dirceu Moreira (PSL) agradeceu o prefeito Gustavo Fruet pelo cumprimento de emenda orçamentária de sua autoria que completou recursos para a pavimentação de um trecho de 504 metros da rua Edvino Antonio Deboni, na Regional Portão. Segundo o vereador, a obra foi concluída na semana passada e vai beneficiar cerca de mil famílias que moram em três conjuntos habitacionais locais. (Foto 4)

Emenda orçamentária II
A inauguração de uma área de lazer na rua Engenheiro Eduardo Afonso Naldoni, na Vila Vitória Régia, Cidade Industrial, foi destacada em plenário por Toninho da Farmácia (PDT). “Agradeço ao prefeito Gustavo Fruet por cumprir mais uma emenda parlamentar minha e inaugurar esta obra. Ele também esteve visitando o Bosque da Biodiversidade, que está sendo construído”, informou. O evento aconteceu no último sábado (7). (Foto 5)

Seminário de MMA
Cristiano Santos (PV) acompanhou o seminário da MMA promovido pela academia Black Belt MMA School, com o mestre Rafael Cordeiro e o campeão peso-pesado do UFC, Fabricio Werdum. “O evento aconteceu no sábado, no Novo Mundo, e reuniu diversas academias da cidade e instituições que promovem o esporte como ação social.” (Foto 6)

Operação Zelotes
Professor Galdino (PSDB) registrou em plenário que Guido Mantega foi um dos alvos da 7ª fase da Operação Zelotes da Polícia Federal, deflagrada nesta segunda-feira (9). A Justiça Federal autorizou a condução coercitiva do ex-ministro da Fazenda para prestar esclarecimentos sobre empresa que é suspeita de comprar decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda.
 
Colaboraram: José Lázaro Jr. e Pedritta Mahihá Garcia.