Notas da sessão plenária de 9 de agosto - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 09/08/2017 15h35, última modificação 19/10/2021 12h53

Meio ambiente
Em reunião rápida, nesta quarta-feira (9), a Comissão de Meio Ambiente fez uma alteração no regulamento interno do colegiado. Em vez de os encontros quinzenais ocorrerem às segundas-feiras, agora as reuniões ordinárias ficam marcadas para as terças-feiras.

Vila Verde
Ronda ostensiva no Centro Municipal de Educação Infantil Vila Verde, instalação de câmeras externas, grades de segurança e monitoramento em período integral é o que pede, em requerimento ao Executivo (201.00334.2017), o vereador Toninho da Farmácia (PDT). “É uma solicitação dos pais que tem seus filhos matriculados na creche, pois ela tem sido alvo de vandalismo e furtos constantes”, explica.

Faixa de ônibus

O vereador Goura (PDT) sugere à Prefeitura de Curitiba (201.00335.2017) a implantação de faixa exclusiva para ônibus no binário formado pelas vias Mateus Leme e Nilo Peçanha. “A faixa garantirá a melhor fluidez do trânsito do transporte coletivo e poderia ser compartilhada com ciclistas, desde que para garantir a segurança a velocidade máxima seja de 40 km/h”, explica o vereador.

Mudança viária I

“Sugerimos ao Executivo que a rua Albino Silva volte a ser uma via local, com os dois sentidos, como era sua configuração original anterior a implantação do binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha, com a reversão do sentido da rua Nilo Peçanha”, explica Goura (PDT), no pedido de mudança viária encaminhado hoje à Prefeitura de Curitiba (201.00336.2017).

Mudança viária II
“Os binários criam o chamado efeito barreira”, explica Goura, “já que dependendo de sua configuração e uso tornam-se barreiras ao tráfego não-motorizado”. O documento está acompanhado de abaixo-assinado dos moradores da rua Albino Silva, favoráveis à medida, com mais de 60 assinaturas.

Extinção de cursos I

No dia 16 de agosto, a partir das 18h, o Legislativo abrigará um debate sobre o fechamento de cursos técnicos da UTFPR (Universidade Federal do Paraná). É uma iniciativa do vereador Marcos Vieira (PDT), que agendou o auditório do Anexo II após conversar com professores e alunos do ensino médio da instituição. “O objetivo é dar visibilidade à questão e defender a manutenção dos cursos técnicos”, diz o parlamentar (407.00020.2017).

Extinção de cursos II
Na manhã desta quarta-feira (09), o reitor da UTFPR, Luiz Pilatti, e os diretores Mauro Alberti e  Cezar Romano visitaram a Câmara Municipal e conversaram com o Presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), sobre a audiência pública que será realizada no dia 16 de agosto. “Agradecemos o convite do presidente e estamos aqui para representar a instituição na Câmara e explicar que a UTFPR não participará do debate na próxima semana, pois a questão já está na justiça”. A UTFPR atualmente conta com 13 campi em todo o Paraná e acolhe ao todo mais de 30 mil alunos. “Somos a universidade mais paranaense, com mais sedes espalhadas pelo estado, além da instituição federal com a maior oferta de vagas nos cursos de engenharia”, afirma Pilatti.