Notas da sessão plenária de 8 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 08/10/2019 15h25, última modificação 11/11/2021 08h07

Crítica à “desinformação”
Na tribuna da CMC, Toninho da Farmácia (PDT) fez críticas a um blog, por ter publicado aquilo que o parlamentar considerou uma “desinformação”. A nota dizia que o vereador teria pedido ao secretário de Obras a contratação de tapa-buracos. “Ora, a competência dos tapa-buracos é da Secretaria Municipal de Governo”, corrigiu o vereador. “O que ele fez não foi legal, não foi bacana”, acrescentou Toninho, que não nominou o blogueiro em sua fala. “Temos um trabalho sério, voltado para a comunidade.” (Foto 1)

Educação infantil I
Retomando assuntos debatidos na véspera, Dr. Wolmir Aguiar (PSC) também demonstrou preocupação com o credenciamento de escolas parceiras para a Educação Infantil municipal. Ele questionou se a rede conveniada deixará de atender crianças com 4 ou mais anos de idade, para se dedicar somente aos de 0 a 3 anos. “A prefeitura vai suprir essa lacuna?”, perguntou. Quanto às eleições do Conselho Tutelar, o parlamentar perguntou se será refeita a eleição até nas Regionais onde não houve problemas. “Como fica? Estamos jogando dinheiro público fora?”, completou. (Foto 2)

Educação infantil II
“Esperamos que a Secretaria Municipal da Educação [SME] reveja o edital, pois [do jeito que está] teremos vários espaços fechados”, afirmou Professora Josete (PT), também retomando o debate sobre o edital de credenciamento para a Educação Infantil. Ela citou como exemplo um espaço no Sabará que anunciou dificuldades para continuar o trabalho com as novas regras, significando a demissão de 63 pessoas e “mais de uma centena de crianças que perderão o atendimento”. A vereadora anunciou que duas reuniões com o Executivo estavam marcadas para hoje (8). (Foto 3)

Comunidades terapêuticas
Ao comentar em plenário o resultado da audiência pública sobre a saúde mental, na semana passada, Noemia Rocha (MDB) queixou-se da burocracia para destinar emendas parlamentares às comunidades terapêuticas em Curitiba. Ela comentou que há uma dificuldade “em alinhar” a execução às áreas fins, seja quando as emendas vão para a Saúde ou para a Defesa Social. Também pediu que sejam retiradas as antigas bancadas dos vereadores do auditório do Anexo II, para ampliar o número de participantes nas atividades. (Foto 4)

“90% me reconheceram” I
A pesquisa online realizada pela Tribuna do Paraná, em que o jornal pedia para os leitores associarem a foto dos 38 vereadores ao nome certo do parlamentar, entre quatro opções, foi comentada em plenário por Herivelto Oliveira (Cidadania). “90% [dos que participaram] me reconheceram”, comemorou o vereador, ex-apresentador de telejornais na RPC e na RIC, ao que atribuiu o resultado, o melhor entre os colegas. (Foto 5)

“90% me reconheceram” II
Herivelto Oliveira analisou com preocupação que, em linhas gerais, mesmo com o trabalho de vereador sendo fundamental para a cidade, quem ocupa o cargo é pouco reconhecido pela população. Segundo a pesquisa, apenas 11,4% de quem respondeu acertou os nomes pela fotografia. Ele ainda elogiou o trabalho da Diretoria de Comunicação da CMC, em especial nas redes sociais, acrescentando que os parlamentares devem incorporar tal preocupação a seus mandatos.