Notas da sessão plenária de 8 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 08/05/2018 13h55, última modificação 27/10/2021 06h51

Cancelamento de visita
A Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Curitiba cancelou a visita que faria ao aterro da empresa Estre, nesta quinta-feira (10). A atividade será remarcada para outra data, a definir.

UPA fechada
“Se não dá para reabrir a UPA da CIC com OS [Organização Social], vamos tentar [de outro jeito]”, disse Zezinho Sabará (PDT). Ele expressou seu descontentamento com a unidade permanecer fechada, decorridos um ano e meio da gestão Rafael Greca. O vereador fez elogios ao prefeito, mas pediu mais atenção ao caso. “O povo da CIC não merece o que está passando. Quem vai na UPA Fazendinha fica oito horas na fila, por causa da superlotação”, reclamou. (Foto 1)

Tapa-buraco
“Quero fazer um agradecimento especial à Smop [Secretaria Municipal de Obras Públicas], ao distrito da CIC, que tem feito um trabalho importante nos serviços de tapa-buraco para toda a região”, disse Toninho da Farmácia (PDT). “Vila Verde, Vitória Régia, Barigui, Vila Resistência, Osvaldo Cruz I e II e as outras vilas da CIC estão todas com tapa-buraco em dia. Não é possível revitalizar todas de uma vez, mas o trabalho está sendo feito”, agradeceu. (Foto 2)

Rio Barigui I
Aprovada em plenário, indicação de ato administrativo ou de gestão de iniciativa de Toninho da Farmácia (PDT) pede à Prefeitura de Curitiba a continuidade das obras no rio Barigui, para a reconstrução do talude e seu desassoreamento entre as ruas Algacyr Munhoz Mader e Vicente Michelotto (203.00056.2018). O vereador, que ontem (7) já havia comentado o assunto, explicou que o Executivo está concluindo os trabalhos na região da Vila Verde e do Vitória Régia, e que agora é necessário atender outras localidades da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), como as vilas Resistência e Nossa Senhora Aparecida.

Rio Barigui II
Segundo o vereador, os taludes (também chamados de diques) foram removidos durante obras para a implantação de parque e área de lazer no bairro. Junto ao assoreamento do rio, isso provocaria alagamentos em casas da região quando ocorrem chuvas com maior intensidade. “Eram diques de cerca de 5 metros. Ficaram uns 2 metros. Agora a água transborda e entra na casa das pessoas. Que seja a continuação do trabalho feito na Vila Verde e no Vitória Régia”, apontou Toninho. As ruas mais baixas, completou, “se transformam em piscinas” quando acontecem as enchentes. “As pessoas não têm condições de mobiliar suas casas todo ano. Às vezes ainda estavam pagando as prestações [dos móveis e eletrodomésticos perdidos].”

Retirada de projetos
Maria Leticia Fagundes (PV) e Professor Silberto (PMDB) retiraram projetos de sua iniciativa. A proposição que havia sido apresentada pela vereadora previa o fechamento de bares por perturbação ao sossego (005.00374.2017). A do parlamentar, o atendimento a idosos em órgãos da administração pública municipal (005.00017.2018). As propostas de lei haviam sido devolvidas a seus gabinetes pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – a primeira por já existir legislação sobre o tema e a outra devido a vício de iniciativa.

Atendimento a idosos
Após retirar seu projeto (como informa a nota acima), Professor Silberto (PMDB) conseguiu a aprovação de sugestão de ato administrativo ou de gestão, para que a prefeitura disponibilize servidores, em todos os órgãos públicos, para atendimento presencial e individualizado aos idosos (203.00059.2018). Segundo o vereador, a proposta vai de encontro à Política Municipal de Atenção ao Idoso (lei 11.391/2005).

Unidade de saúde
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Mestre Pop (PSC) pergunta quantos médicos estão atendendo a população na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Bosco, localizada no bairro Campo de Santana (062.00203.2018). Ele também quer saber quais as especialidades desses profissionais.

Em tramitação
Começou a tramitar na Câmara Municipal, com a leitura no pequeno expediente da sessão, projeto de lei que concede a Cidadania Honorária de Curitiba ao médico Constantino Roberto Constantini Frack (006.00002.2018). O homenageado é natural de San Juan, Argentin, e mora na capital paranaense há mais de 40 anos, onde atualmente é diretor geral do Hospital Cardiológico Constantini. O projeto de lei é de Bruno Pessuti (PSD).