Notas da sessão plenária de 8 de fevereiro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 08/02/2017 13h45, última modificação 14/10/2021 10h16
Salário em dia I
O líder do prefeito no Legislativo, Pier Petruzziello (PTB), comemorou a notícia de que é a primeira vez, “em oito anos”, que o salário dos trabalhadores do transporte coletivo é pago rigorosamente em dia. “Sabemos das dificuldades, mas o reajuste [na tarifa] é necessário. Onde há reajuste é bom que se busque melhoria [como contrapartida]. Vamos ficar vigilantes quanto à melhora do transporte”, disse o vereador, na tribuna da Câmara de Curitiba.

Salário em dia II
Pier também lamentou que, durante o protesto contra o aumento da tarifa para R$ 4,25, uma cobradora de ônibus foi agredida dentro de uma estação tubo. “Aquilo que for melhor para a cidade será feito”, completou o líder do prefeito. Ele pediu o apoio dos vereadores, afirmando que a Câmara tem um papel importante na condução da cidade. “Levo muito a sério a questão da palavra, não preciso de documento assinado”, afirmou. (Foto 1)

Denúncia virtual I
O plenário aprovou sugestão do vereador Mauro Ignácio (PSB) à Prefeitura de Curitiba, para que seja criado um canal de atendimento da Guarda Municipal via WhatsApp – aplicativo de mensagens eletrônicas (201.00023.2017). “Tem situações em que não dá para telefonar para o 156, ou para a Guarda, sem correr risco. Nessas ocasiões, a mensagem eletrônica é mais discreta, levanta menos suspeita”, defendeu o parlamentar.

Denúncia virtual II
Ao comentar a medida em plenário, Mauro Ignácio deu como exemplo casos de furtos e assédio dentro dos ônibus, mas na justificativa ele explica que o sigilo poderia beneficiar também denúncias de vandalismo ao patrimônio público, arrastões e pichação de imóveis. Diferente de outras proposições, a sugestão ao Executivo não demanda uma resposta da prefeitura, que pode ou não pôr em prática a ideia apontada pelo vereador. (Foto 2)

Retirada de proposições
Passaram pelo plenário dois pedidos de retirada de proposições (072.00012.2017 e 072.00013.2017): Rogério Campos pediu a interrupção do trâmite de projeto de lei que previa fiscalização da Guarda Municipal dentro dos ônibus (005.00074.2017) e Mauro Bobato recolheu a iniciativa que denominava logradouro público de rua Angela Bini Bobato “para reformulação” (009.00005.2017).

Pedidos de informação
Duas requisições foram remetidas à Prefeitura de Curitiba nesta quarta-feira (8). Mauro Ignácio, do PSB, quer saber se há mobiliário, funcionários e data de início para o trabalho no novo CMEI São João, além de um cronograma para informar a comunidade escolar (062.00049.2017). Felipe Braga Côrtes (PSD) busca informações sobre como ficará a coleta de lixo em Curitiba, uma vez que o atual contrato de gestão de resíduos termina no mês de abril  (062.00044.2017).

Visita
Um grupo de alunos do Colégio Grau Técnico assistiu à sessão plenária desta quarta-feira (8). Eles foram acompanhados pelo professor Lucas Bonfim Marques e foram recepcionados pelo primeiro-secretário da Câmara, Bruno Pessuti (PSD). (Foto 3)

Reunião na FAS
Thiago Ferro (PSDB) reforçou o convite da Fundação de Ação Social (FAS) aos vereadores para uma reunião nesta quinta-feira (9), às 14h30, na sede do órgão (rua Eduardo Sprada, 4.520). Na ocasião, a presidente Larissa Marsolik Tissot vai apresentar a nova equipe aos parlamentares.

Posse no 12º BPM
A troca de comando do 12º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, realizada na manhã desta quarta-feira (8), foi registrada em plenário pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSD). A unidade era chefiada pelo  tenente-coronel Antônio Zanatta Neto e agora ficará sob o comando do tenente-coronel Wagner Lúcio do Santos. A solenidade aconteceu na sede do batalhão, no bairro Santa Quitéria.