Notas da sessão plenária de 8 de dezembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 08/12/2015 12h45, última modificação 05/10/2021 08h30

Homenagens
Numa rápida reunião na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Legislação, Redação e Justiça concluiu a apreciação das homenagens que serão prestadas ano que vem pela Câmara Municipal. Foram dados pareceres às últimas cinco indicações pendentes, referentes aos prêmios Papa João Paulo II, Mérito Esportivo, Cultura e Divulgação, Consagração Pública e Cidade de Curitiba. Agora todas proposições colhidas durante o ano serão aglutinadas em decretos legislativos, a serem submetidos ao plenário ainda neste ano.

Meio Ambiente
Devido à extensão da sessão plenária para a tarde desta terça, foi cancelada a reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, agendada para 14h30. Na ocasião seria tratado do projeto de Chicarelli (PSDC) que altera a lei 14.597/2015, estabelecendo que “em locais onde há caminhões da coleta seletiva, os resíduos sólidos recicláveis serão descartados em caixas de papelão e recipientes compostos por materiais recicláveis ou em sacos, preferencialmente com a cor azul” (005.00173.2015). Ainda não há nova data definida para a reunião.

Lava Jato
Professor Galdino (PSDB) comentou a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), no último dia 25, acusado de obstruir as investigações da operação Lava Jato. “Ele foi o primeiro senador preso desde a redemocratização do país. Temos que considerar a decisão [do Supremo Tribunal Federal] como emblemática”, disse. O vereador completou que, “caso as denúncias sejam comprovadas”, o mandato do ex-líder do governo deve ser cassado. (Foto 1)

Correios
“Muitas correspondências estão voltando porque, segundo os Correios, a prefeitura mudou numerações”, alertou Mauro Ignácio (PSB). Ele pediu que o líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV), verifique a situação. (Foto 2)

Evento
Cristiano Santos (PV) disse ter representado a Câmara em evento na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, localizada no Cajuru, de dança de salão. O projeto, segundo ele, é desenvolvido por uma escola de dança, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Sanepar

Chico do Uberaba (PMN) registrou a participação, com Chicarelli (PSDC) e Mauro Ignácio (PSB), em reunião da Sanepar na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Denominação

Começou a tramitar na Câmara, com a leitura no pequeno expediente da sessão de hoje (8), projeto de lei (009.00028.2015) de Geovane Fernandes (PTB) para denominar logradouro público de Antonio Gazola. O vereador diz que o encanador era uma liderança comunitária no bairro Xaxim.

Revitalização
Em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba (062.00485.2015), Tico Kuzma (Pros) pergunta sobre a revitalização do pavimento da rua Luiz Leopoldo Landal. Segundo o vereador, a medida foi indicada em emenda parlamentar aprovada ao orçamento deste ano (302.00323.2014), de sua autoria, de R$ 80 mil. “Há um prazo para o início das obras?”, questiona.

Arruamento
A situação legal da rua Afonso Bressan é mote de pedido de informações (062.00488.2015) de Mauro Ignácio (PSB) ao Executivo. Ele quer saber se a via é de domínio público e, caso seja, qual o cronograma para a implantação de antipó. Se  não pertencer ao Município, ele pergunta sobre a regularização da rua.