Notas da sessão plenária de 7 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 07/11/2016 13h20, última modificação 13/10/2021 07h10
Greca eleito I
Sem utilizar a tribuna da Câmara Municipal há algum tempo, hoje o vereador Chico do Uberaba (PMN) utilizou o pequeno expediente para festejar a vitória de Rafael Greca, candidato do seu partido, na eleição para a Prefeitura. “Todos sentiram minha ausência na tribuna, mas eu não poderia deixar de agradecer aos milhares de curitibanos que acreditaram no projeto”, disse o parlamentar. (Foto 1)

Greca eleito II
Chico do Uberaba descreveu como foi tomada, dentro do PMN, a decisão de convidar Rafael Greca, então no PMDB, para filiar-se à legenda e disputar o Executivo. Contou que, reunidos com ele, disseram que tinha pesado as demonstrações de apreço dele por Curitiba. “Não é que eu goste [do município]”, disse o Greca para a gente, “eu amo a cidade”. Chico do Uberaba disse que o PMN teria eleito três vereadores numa chapa pura, “mas tive que abrir a legenda para coligações”. No ano que vem, o prefeito começa o mandato sem filiados do seu partido no plenário.

Transporte integrado
“Quero parabenizar o governador Beto Richa pela reintegração do transporte coletivo”, disse o vereador Chicarelli (PSDC), após enaltecer a vitória de Rafael Greca na eleição pela Prefeitura de Curitiba. “É a primeira atitude positiva anunciada pro ano que vem, em janeiro”, comentou o parlamentar, para quem “foi a prefeitura, sim, quem registrou o desligamento da integração”. (Foto 2)

Vulto emérito
Começou a tramitar hoje na Câmara um projeto de lei, do vereador Tito Zeglin (PDT), que homenageia José Leopoldo Vieira com o título de vulto emérito de Curitiba (007.00003.2016). A distinção é equivalente ao título de cidadão honorário, só que pode ser dada somente aos nascidos na capital. Nascido em 1953, ele é especialista em Psicomotricidade Relacional.

Ausente do País
De 7 a 17 de novembro o vereador Pier Petruzziello (PTB) estará ausente do país em viagem pela França e Itália (041.00008.2016). Na justificativa, ele explica que a viagem “é particular, com recursos próprios”.

Pedido de informação I
A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização encaminhou dois pedidos de informação à Prefeitura de Curitiba. O primeiro pede um posicionamento do Executivo sobre requerimentos anteriores, sem resposta há mais de um ano (062.00331.2016). A queixa já foi discutida em relação anterior do colegiado (leia mais).

Pedido de informação II
Com o segundo pedido de informações, a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização solicita relatório atualizado sobre a a execução das emendas às Leis Orçamentárias Anuais dos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016 (062.00332.2016). Os vereadores querem saber quais emendas foram de fato implementadas e quais deixaram de ser nos últimos quatro anos.

Regime de urgência
Passará a tramitar em regime de urgência no Legislativo (071.00021.2016) o projeto de lei que altera a norma municipal 8.059/2012, criada para declarar de utilidade pública o Instituto Wilson Picler de Responsabilidade Social. A proposição, de Jorge Bernardi (Rede), atualiza o nome da entidade para Instituto Brasileiro de Graduação, Pós-Graduação e Extensão de Responsabilidade Socioambiental (015.00006.2016).

Marco regulatório
A Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba promove, em parceria com o Instituto GT3, o curso “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC: Rompendo Paradigmas na Administração Pública”. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no auditório do Anexo II, das 8h30 às 17h30. O convite foi reforçado em plenário, hoje, pelo servidor Maurício Degelmann – que também é membro do Instituto GT3. (Foto 3)

Vereador eleito
Ezequias Barros, vereador eleito pelo PRP, esteve presente na sessão plenária desta segunda-feira, 7 de novembro. O registro foi feito por Chico do Uberaba (PMN).