Notas da sessão plenária de 7 de março - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 07/03/2017 16h10, última modificação 14/10/2021 14h39

Erro no Twitter I
Toninho da Farmácia (PDT) pediu que a Comunicação da Câmara de Curitiba corrigisse um erro de interpretação de um discurso dele, feito na sessão desta segunda-feira (6) e postado no Twitter durante o debate sobre o serviço funerário da cidade (veja aqui). Na ocasião, a conta do Legislativo publicou que o parlamentar defendia “o fim do rodízio das funerárias”. (Foto 1)

Erro no Twitter II
O vereador disse que “não é contra o rodízio”. Ele foi membro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação que, em 2015, aprovou o arquivamento do projeto de lei que flexibilizava o rodízio das funerárias. O desarquivamento do texto chegou a ser submetido pelo plenário em abril daquele ano, quando 20 vereadores votaram pela manutenção do arquivamento, entre eles Toninho da Farmácia (leia aqui).

Plantão cartorário I
“O Tribunal de Justiça do Paraná disse existir convênio com a Prefeitura de Curitiba, em atendimento a normativa do Conselho Nacional de Justiça, para a prestação do plantão cartorário na cidade nos finais de semana e feriados. Por que não ocorre?”, questionou, em plenário, o vereador Thiago Ferro (PSDB). Ele relatou uma situação ocorrida no feriado prolongado de carnaval e pediu que a Câmara tome providências. (Foto 2)

Plantão cartorário II
“O pai, cujo filho faleceu logo após o parto, foi informado que precisaria da certidão de nascimento para obter a de óbito e daí realizar o funeral. Não tinha cartório aberto. Ele denunciou nas redes sociais e um advogado o ajudou, obtendo uma liminar na Justiça. Ainda assim o enterro foi na segunda. Queriam que ele tivesse esperado até quarta pela certidão de nascimento”, reclamou Thiago Ferro.

Tapa-buracos
O vereador Tico Kuzma (Pros) pediu mais agilidade da Prefeitura de Curitiba na realização do mutirão de tapa-buracos. “Ontem ele [o prefeito Rafael Greca] esteve aqui na Câmara e disse que estava fazendo esse mutirão, mas não percebemos isso nas ruas, pois muitas precisam disso. Peço que acelere esse mutirão”, diz o vereador. Greca fez uma visita surpresa à Câmara na segunda-feira (leia mais). (Foto 3)

Casa da Mulher Brasileira
Professora Josete (PT) comunicou ao plenário que nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Curitiba recebe em plenário a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Padro. “Ela vai falar sobre o atendimento da unidade”, explicou a vereadora. O órgão promove o acolhimento e apoio psicossocial de mulheres e tem postos de atendimento da Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público e Patrulha Maria da Penha. (Foto 4)

Aniversário
Mauro Bobato (PTN) destacou em plenário que a Biblioteca Pública do Paraná comemora nesta terça-feira, 7 de março, 160 anos de fundação. Desde as 10h30 de hoje, várias atividades estão sendo realizadas em comemoração ao aniversário da instituição (saiba mais). (Foto 5)