Notas da sessão plenária de 7 de maio - 2ª edição
Policiais homenageados
Pier Petruzziello (PTB) solicitou votos de congratulações e aplausos aos policiais envolvidos na investigação do caso Renata Muggiati – à delegada Aline Manzatto (077.00143.2018) e para os policiais Rafaella Brosch Garcia Paes (077.00144.2018), Reginaldo Jorge de Oliveira Silvano (077.00145.2018), Helga Patrício Pinheiro (077.00146.2018); e Anna Luiza de Carvalho Ribeiro da Silva (077.00147.2018). “Eles elucidaram o caso, revelando que Renata não cometeu suicídio. Esse caso teve uma repercussão incrível em Curitiba. Foi um tempo recorde que ficou comprovado que ela foi empurrada do prédio”, disse da tribuna. (Com foto)
Anexação de documentos
Requerimento (045.00036.2018) da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) anexa documentos a projeto de lei (005.00365.2017) de sua autoria. Devolvida a ela pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposição trata do Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas. Para a vereadora, as informações complementares, como a cartilha da ONU referente à iniciativa, permitirão “alguns esclarecimentos, em especial quanto à questão de recursos financeiros e à preservação de recursos marinhos”.
Jovem aprendiz
Felipe Braga Côrtes (PSD) defendeu na tribuna a sugestão ao Executivo na qual pede que administração pública de Curitiba adote o programa Jovem Aprendiz (203.00057.2018). “Seriam jovens, de 14 a 16 anos de idade, escolhidos segundo o critério de vulnerabilidade social, trabalhando na prefeitura”, argumentou o vereador. Ele disse que a parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) seria importante para o município.
Parquinho infantil
“Os moradores reclamam da necessidade de ter um espaço de lazer para as crianças”, diz Mestre Pop (PSC) para justificar sugestão ao Executivo em que pede a instalação de um parquinho infantil no Umbará (201.00038.2018). Ele pede que a unidade seja instalada na rua Reynaldo Contin, dentro da Vila Guilherme.
Desassoreamento
Nova sugestão de ato administrativo de Toninho da Farmácia (PDT) cobra a recolocação de talude no rio Barigui, retirado para a construção de equipamentos de lazer (203.00056.2018). “Houve um alagamento de grande intensidade atingindo as casas, onde há muito tempo isso não acontecia mais. A não reconstrução do talude prejudicou centenas de famílias”, diz o parlamentar. O talude, diz ele, deveria pegar toda a extensão do rio Barigui, da rua Algacyr Munhoz Mader à rua Vicente Michelotto.
Equipes de varrição
Para Oscalino do Povo (Pode), as equipes de varrição poderiam ser melhor distribuídas pela cidade, pois esses trabalhadores, segundo o vereador, “pouco passam” pela Fanny, Lindoia e Guaíra (203.00058.2018). “Uma melhor distribuição das equipes nos bairros poderia atingir todos os bairros do município, proporcionando qualidade de vida para todos os cidadãos”, argumenta o parlamentar.
Conta de luz
Tico Kuzma (Pros) agradeceu a governadora Cida Borghetti, a Caixa Econômica e a Copel pela retomada do contrato que permitiu, a partir desda segunda-feira (7), que as lotéricas voltem a receber as contas de luz. O “atendimento é importante à população”, acrescentou o vereador.
Pesar
O plenário realizou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de moradores de Curitiba, após indicação dos vereadores. Thiago Ferro (PSDB) lembrou da morte do empresário Hermann José Raposo Milhomem; Oscalino do Povo (Podemos) lamentou a perda de José Elias de Lima, antigo morador da Vila Lindóia; e Geovane Fernandes (PTB) mencionou José Ripka, seu vizinho que faleceu em Morretes após sofrer choque elétrico.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba