Notas da sessão plenária de 7 de maio - 1ª edição
Entidades sindicais I
Cacá Pereira (PSDC) fez um desagravo às entidades sindicais, devido a declarações feitas por Pier Petruzziello (PTB) na sessão extraordinária da última quinta-feira (3). Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana (Sintramotos), o parlamentar defendeu que as entidades sindicais são responsáveis por diversas conquistas das categorias que representam, como as convenções coletivas de trabalho e piso salarial. “Entendo que na fala do vereador Pier aqui, quando no seu pronunciamento, foi absolutamente infeliz. Mas por outro lado, o dia que eu vir o Pier defendendo uma entidade sindical vou suspeitar da direção da entidade”, declarou. (Foto 1)
Entidades sindicais II
Pereira continuou que “essas entidades regulam o mercado e facilitam a vida dos bons trabalhadores”. “O sindicato faz sim. Eu não faço parte da banda podre”, acrescentou. “Quem não representa trabalhadores, não se preocupa com direitos dos trabalhadores, não gosta de trabalhadores, é claro que não pode gostar de entidades sindicais. Perfeição não, mas generalizar não podemos. Têm muitas conquistas. Generalizar não, não aceito.” Na última quinta, após Professora Josete (PT) avaliar positivamente o ato de diversas centrais sindicais no Dia Internacional do Trabalho (1º), na praça Santos Andrade, Petrruzziello declarou que “a tal classe sindical não serve para nada, rigorosamente para nada”.
Regulamentação para ambulantes I
Mauro Ignácio (PSB) comemorou a publicação, no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (4), do decreto 400/2017, em que o prefeito Rafael Greca regulamenta a lei municipal 15.062/2017, de sua iniciativa. A proposição incluiu na legislação dos comerciantes ambulantes a autorização aos veículos automotores de pequeno porte adaptados, de reboque e semirreboque (trailers), para a venda de alimentos. “Era um clamor antigo dos ambulantes de nossa cidade, como os de churros e de crepes”, apontou o vereador. (Foto 2)
Regulamentação para ambulantes II
Segundo Ignácio, a fiscalização aos ambulantes havia sido intensificada na cidade, a exemplo dos parques, e os comerciantes estavam apreensivos à espera da regulamentação à lei. Segundo o decreto municipal, os veículos poderão pesar até 1,2 ton e comercializar churros, crepes, cachorro-quente e caldo de cana, conforme autorização emitida pela Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU). Julieta Reis (DEM) completou que o ato “foi importante” e atende também uma reivindicação que já era discutida há dois anos pela Comissão Permanente do Comércio Ambulante (CPCA), na qual ela representa a Casa. (Foto 3)
Linha Cabral/Capão Raso I
Tico Kuzma (Pros) destacou o início da operação, nesta segunda-feira (7), da linha de ônibus Cabral/Capão Raso, em substituição à linha Rui Barbosa/Capão Raso. Segundo ele, o trajeto será feito por 13 biarticulados, 7 deles novos, entregues em março em função do aniversário de Curitiba, e possibilitará melhorar o transporte coletivo para os trabalhadores e moradores da região sul da cidade. De acordo com ele, a nova linha vinha sendo debatida com a Urbs e foi “criada dentro daqueles ajustes feitos no transporte após a implantação do Ligeirão”. (Foto 4)
Linha Cabral/Capão Raso II
Líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB) afirmou que a linha atenderá nos horários de pico: no começo da manhã, entre 6h10 e 9h; almoço, entre 11h30 e 13h50; e fim do dia, entre 16h45 e 19h20. A medida, defendeu ele, valoriza o transporte público da cidade. “Isso não seria possível sem diálogo, sem o trabalho firme dessa Câmara. Sem o Plano de Recuperação, que fez a cidade caminhar melhor”, continuou.
Programas do Executivo I
Dentre outras novidades da Prefeitura de Curitiba destacadas por Pier Petruzziello (PTB), o líder do prefeito citou o laçamento, na semana passada, do programa Escute Seu Coração, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os infartos, afirmou, estão entre a maior causa de morte na cidade. Médica, a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) disse que a iniciativa do Poder Executivo “vai atender os curitibanos com exames que nem convênios pagam”.
Programas do Executivo II
Petruzziello também falou da abertura, nesse domingo (6), no Memorial da Cidade, do 1º Encontro de Altos Funcionários de Planejamento Urbano das Américas, organizado pelo Lincoln Institute, dos Estados Unidos, com o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Segundo o parlamentar, a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, foi a anfitriã do evento, que reuniu diversos secretários municipais.
Obras na CIC I
Contra alagamentos na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Toninho da Farmácia agradeceu a intervenção do prefeito Rafael Greca; do vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel; do secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; e do diretor do Departamento de Pontes e Drenagens da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), Augusto Meyer Neto, dentre outros representantes do Poder Executivo. Segundo o vereador, desde março “as máquinas estão trabalhando ali incansavelmente, a semana toda, como prevenção, para que não haja mais alagamentos naquela região”. (Foto 5)
Obras na CIC II
“Ali no Vitória Régia o canal já foi feito. Na Vila Verde já está quase pronto. Depois disso as máquinas irão para Vila Resistência”, continuou Toninho. O parlamentar, no entanto, fez um apelo a Augusto Meyer Neto para a retirada da curva do rio Barigui, na altura da Rodovia do Xisto. “Já estamos apontando há mais de seis anos [o problema]”, afirmou. A situação, de acordo com ele, envolveria a calha de captação de uma empresa.
Obras no Capão Raso
“O Capão Raso não está recebendo nada do atual prefeito. Mas vim aqui para elogiar as obras na cidade. Asfalto para todos os lados”, afirmou Tito Zeglin (PDT). O vereador reclamou que suas emendas para pavimentação, que somam R$ 754 mil, não estão sendo pagas, e que por isso está tendo que acompanhar outras obras. “É a cidade que ganha, não importa se foi o governador que deu o dinheiro”, completou. Sobre a implantação de Estacionamento Regulamentado em trechos das avenidas Brasília e República Argentina, o parlamentar disse ser favorável “em off”, devido à rotatividade de vagas que traria ao comércio, mas declarou que “abertamente não sei se peço”. Ele avaliou que um pedido seu à prefeitura poderá prejudicar a medida, atualmente em fase de estudos. (Foto 6)
Aterro da Essencis I
Felipe Braga Côrtes (PSD) comentou a visita da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos à Unidade de Valorização Sustentável (UVS) da Essencis Soluções Ambientais, na última sexta-feira (4). “É uma empresa privada que atende 10% do Consórcio [Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, do qual fazem parte Curitiba e outros 22 municípios da região metropolitana], mas que atende principalmente empresas privadas e faz um trabalho de logística reversa extraordinária”, declarou. “O aterro lá tem potencial energético, e foi falado a nós que será usado para gerar energia.” Os parlamentares conversaram, durante a atividade, sobre o protocolo de um projeto de lei de incentivo à reciclagem. (Foto 7)
Aterro da Essencis II
Ainda segundo Braga Côrtes, a Essencis recebe principalmente resíduos de podas de árvores e de varrição de feiras de Curitiba. “A próxima visita será nesta quinta-feira [dia 10, às 14h30]. Todos os vereadores estão convidados, será à Estre [em Fazenda Rio Grande, para onde são destinados os demais resíduos]. [É] só passar o nome à Comissão de Meio Ambiente”, acrescentou. O parlamentar também destacou a primeira etapa do Desafio Xeque-Mate, nesse sábado (5), no Sesc Portão. “O campeonato de xadrez é desenvolvido há muito tempo. Uma referência. Sem dúvida é o maior torneio do Brasil”, declarou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba